Número Racional com o Significado de Fração: aspecto relacional, ordenação, equivalência e representações

Autores

  • Raquel Gomes de Oliveira raquel.g.oliveira@unesp.br
    UNESP/PRESIDENTE PRUDENTE/PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

DOI:

10.37001/remat25269062v18id521

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Número racional, Frações

Resumo

Este artigo é sobre uma pesquisa que objetivou analisar o processo de ensino e aprendizagem do número racional, com o significado de frações, bem como suas ordenações e equivalências. Alunos de 7º ano da Educação Básica, de uma escola pública paulista, que demonstraram nenhum entendimento para qualquer significado do número racional, vivenciaram atividades didático-pedagógicas, sistematizadas para promoverem o desenvolvimento e a coordenação de competências e habilidades associadas ao número racional, tais como: observar, realizar e compreender. As atividades basearam-se em pressupostos teóricos, considerando o aspecto relacional para o entendimento de uma fração e o papel das representações semióticas na elaboração de conceitos matemáticos. Dados dessas atividades foram qualitativamente analisados em função do referencial teórico da pesquisa. Conforme os resultados, a utilização do aspecto relacional para o conceito de fração e de tratamento e conversões entre representações, foi fundamental para a elaboração do significado do número racional como fração e para sua ordenação. No entanto, para o conceito de equivalência os resultados mostrados por todos os alunos foram difusos, permitindo inferir sua não consolidação dada a não permanência conceitual em detrimento das frações utilizadas e de suas representações. A conclusão é que, para esses alunos, a compreensão do número racional, com o significado de relação parte-todo e suas ordenações, foi significativamente elaborada tendo em vista o aspecto relacional e suas representações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Gomes de Oliveira, UNESP/PRESIDENTE PRUDENTE/PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação da FCT-UNESP

Referências

BEHR, M., LESH, R., POST, T., & SILVER E. (1983). Rational Number Concepts. In: R. Lesh & M. Landau (Eds.). Acquisition of Mathematics Concepts and Processes. New York: Academic Press, 1983, p.91 – 125.

BROWN, B. The Relational Nature of Rational Numbers. Pythagoras, v. 36, n. 1, p. 1 – 8, 2015.

CISCAR, S.; GARCÍA, M. V. S. Fracciones. Madri-Espanha: Editorial Sintesis, 1988.

D’AMORE, B. Objetos, significados, representaciones semióticas y sentido. Relime, Número Especial, p. 177 – 195, 2006.

DUVAL, R. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão Matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2010.

KIEREN, T. E. On the Mathematical, Cognitive, and Instructional Foundations of Rational Numbers. In R. Lesh (Ed.) Number and Measurement: Papers from a Research Workshop. ERIC, 1976.

MARANHÃO, M. C.; IGLIORI, S. B. C. Registros de Representação e Números Racionais. In: MACHADO, S. D.A. (Org). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2010.

MCNIFF, J.; WHITEHEAD, J. Action Research: Principle and Practice. Routledge Falmer: London, 2002.

MELO, W. J. A.; TELES, R. A. de M. Conversões entre representações dos números racionais: análise de aspectos matemáticos e cognitivos com uso de material manipulável. Revista De Educação Matemática, 17, e020007, 2020. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id328

MISQUITTA, R. A Review of the Literature: Fraction Instruction for Struggling Learners in Mathematics. Learning Disabilities Research & Practice, v. 26, n. 2, p. 109–119, 2011.

MORETTI, M. O papel dos registros dos registros de representação na ação na aprendizagem de matemática. Contrapontos. v. 2, n. 6, p. 423 – 437, 2002.

PITKETHLY, A., HUNTING, R. A review of recent research in the area of initial fraction concepts. Educational Studies Mathematics, n. 30, p. 5–38, 1996. https://doi.org/10.1007/BF00163751

SÃO PAULO (ESTADO). Avaliação de Aprendizagem em Processo. Caderno do Professor. Avaliação Diagnóstica – 7º ano – ensino fundamental – Matemática. São Paulo: SEE, 2018.

SÃO PAULO (ESTADO). MATRIZES DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO- DOCUMENTO BÁSICO. (SARESP). Secretaria da Educação: São Paulo, 2009. Disponível em http://file.fde.sp.gov.br/saresp/saresp2013/Arquivos/Matriz_Referencia_SARESP_basico_conteudo.pdf. Acesso em 09 de outubro de 2019.

SÃO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. São Paulo: SE, 2011. Disponível em: https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2019/06/aap-recomendaes-de-matemtica-7-ano-do-ef_2018_fev.pdf Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Relatório Pedagógico SARESP - Matemática. São Paulo: SEE, 2012.

VERGNAUD, G. Cognitive and Developmental Psychology and Research in Mathematics Education: some theoretical and methodological issues. For the Learning of Mathematics, v. 3, n. 2, p. 31 – 41, 1983. Disponível em http://flm-journal.org/Articles. Acesso em 31 de agosto de 2019.

VERGNAUD, G. A Criança, a Matemática e a Realidade. Curitiba: Editora da UFPR, 2009.

VERGNAUD, G. A Comprehensive Theory of Representation for Mathematics Education. Journal of Mathematical Behavior, v.17, n. 2, p. 167 – 181, 1998.

Publicado

01-01-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 64     PDF downloads: 39 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 10

Como Citar

OLIVEIRA, Raquel Gomes de. Número Racional com o Significado de Fração: aspecto relacional, ordenação, equivalência e representações. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021025, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id521. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/126. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos