Educação Financeira: um estudo multicasos sobre a adequação de algumas escolas e a percepção de seus coordenadores pedagógicos

Autores

  • Pâmela Amado Tristão pamelamado@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Andressa Crema Correa andressacrema@gmail.com

DOI:

10.37001/remat25269062v18id496

Palavras-chave:

Educação Financeira nas Escolas, Adequação das Práticas Escolares, Percepção dos Coordenadores

Resumo

A educação financeira tem recebido destaque nos últimos anos, podendo-se destacar a inclusão do tema na grade curricular nas escolas brasileiras. Nesse escopo, a pesquisa objetivou analisar a percepção dos coordenadores pedagógicos acerca do ensino de educação financeira para alunos da rede privada de ensino fundamental em um município da região central do Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com as responsáveis pela coordenação do ensino das escolas que abordam a educação financeira em sua grade curricular. Os resultados evidenciaram que a inclusão da educação financeira na grade curricular das escolas é recente, encontrando-se ainda em período de aperfeiçoamento. Na maioria das escolas, o tema não acompanha os alunos desde as series iniciais, além disso, os resultados evidenciaram que o tema é abordado de forma prática e fragmentado durante o ensino fundamental, de forma a instigar o aluno ao aprendizado e na busca de interação junto à família com as tarefas de casa.

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

TRISTÃO, Pâmela Amado; CORREA, Andressa Crema. Educação Financeira: um estudo multicasos sobre a adequação de algumas escolas e a percepção de seus coordenadores pedagógicos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021026, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id496. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/145. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática, diversas possibilidades