Conversões entre representações dos números racionais: análise de aspectos matemáticos e cognitivos com uso de material manipulável

Autores

  • Wellington José de Arruda Melo wellingtonmelo74@gmail.com
    Universidade Federal do Pernambuco - UFPE
  • Rosinalda Aurora de Melo Teles rosinaldateles@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Pernambuco - UFPE https://orcid.org/0000-0002-7289-3501

DOI:

10.37001/remat25269062v17id328

Palavras-chave:

Número Racional, Conversão, Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa intitulada “Conversões entre Representações de Números Racionais: limites e possibilidades no uso de material manipulável”, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (EDUMATEC-UFPE), que teve por objetivo investigar, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, limites e possibilidades no uso de material manipulável em conversões entre representações de números racionais. A metodologia utilizada contou com a realização de um experimento piloto, com quatro materiais manipuláveis concretos, a partir do qual foi escolhido o Material Dourado Adaptado para o aprofundamento da análise e a conclusão da pesquisa. Neste recorte, detivemo-nos à discussão dos aspectos matemático e cognitivo dos resultados obtidos, considerando o aumento do índice de acertos dos alunos com o uso do manipulável na resolução das conversões e a prevalência da regra de codificação associada ao material dourado adaptado nos caminhos resolutivos bem sucedidos. O estudo indicou que a utilização do manipulável ofereceu um caminho resolutivo inicial e permitiu que os alunos pudessem responder corretamente a maior parte das questões. Também mostrou que a introdução do material dourado adaptado e, consequentemente, da regra de codificação a ele associada, nas conversões entre representações do número racional, gerou um êxito do ponto de vista matemático e abriu oportunidade para novas investigações sobre possíveis avanços também do ponto de vista cognitivo.

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

ARRUDA MELO , Wellington José de; MELO TELES, Rosinalda Aurora de. Conversões entre representações dos números racionais: análise de aspectos matemáticos e cognitivos com uso de material manipulável. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020007, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id328. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/154. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos