Leitura e produção de inferências matemáticas no estudo de inequações

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id389

Palavras-chave:

Leitura em Educação Matemática, Atividade inferencial, Ensino de Inequação

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a produção de inferências em estratégias de leitura envolvidas na resolução de atividades de matemática. A abordagem é qualitativa e foi desenvolvida com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma classe multissérie da região campesina do Município de Santa Maria das Barreiras-Pará, utilizando-se como instrumento de produção de dados o desenvolvimento de sequência didática. A estrutura das atividades consistiu em omitir informações matemáticas importantes do texto para levar os discentes à produção de inferências a partir da leitura. Os resultados apontam preponderância de acertos em estratégias de leitura que demandam produção de inferências elaborativas - complementam o sentido e têm a função de estender e completar as informações do texto - e menos nas que demandam inferências lógicas - partem de informações explícitas do texto e são indispensáveis ao processo de produção de sentidos. A conclusão é que o desenvolvimento de tarefas com foco no estímulo à atividade inferencial em contexto de interpretação textual nas aulas de matemática é promissora no sentido de promover nos alunos o alcance de determinadas habilidades matemáticas. Dentre estas, cita-se a de criar, interpretar e transitar entre as diversas representações pictóricas e simbólicas, para resolver problemas por meio de inequações, com compreensão dos procedimentos utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosane Mendes Barbosa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Licenciada em Matemática pela Unifesspa. Professora de matemática da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria das Barreiras/PA

Ronaldo Barros Ripardo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutor em Educação pela USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Referências

ALVARENGA, Karly Barbosa. O que dizem as pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de inequações. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/10943/1/Karly%20Barbosa%20Alvarenga.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.

AZARQUIEL. El processo de simbolización. In: ______ (Org.). Ideas y actividades para ensenar álgebra. Madrid: Sintesis, 1993, p. 59-72.

BOOTH, Lesley R. Dificuldades das crianças que se iniciam em álgebra. In: COXFORD, Arthur F; SHULTE, Albert P. (Orgs.). As ideias da álgebra. São Paulo: Atual, 1995.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 abr. 2019.

CARVALHO, Marlene Ribeiro de; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. ABZ da Leitura. Orientações Teóricas. Disponível em: http://magnetesrvk.no-ip.org/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/ot_avaliando_estrategias_metacognitivas_leitura_c.pdf. Acesso em: 2 nov. 2019.

FLAVELL, J. H.; WELLMAN, H. M. Metamemory. In: KAIL, Robert V.; HAGEN, John W. (Orgs.). Perspectives on the development of memory and cognition. S/l: 1977. p. 3-33.

GODOY, Arllda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63. 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf. Acesso em: 4 jan. 2020.

HODGES, Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas; NOBRE, Alena Pimentel Mello Cabral. Revista Eletrônica de Educação, São Paulo, v. 6. n. 2, p. 476-490, 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/438/214. Acesso em: 4 de nov. 2019.

KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

KIERAN, Carolyn. Duas abordagens diferentes entre os principiantes em álgebra. In: COXFORD, Arthur F; SHULTE, Albert P. (Orgs.). As ideias da álgebra. São Paulo: Atual, 1995.

KLEIMAN, Angela. O ensino da leitura: a relação entre modelo e aprendizagem. In: _____ (Org.). Oficina de leitura: teoria e prática: São Paulo: Pontes. 2002a, p. 49-64.

KLEIMAN, A. A interface de estratégias e habilidades. In: ______(Org.). Oficina de leitura: teoria e prática: São Paulo: Pontes. 2002b, p. 65-81.

LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

LUNA, Amanda Silva Alencar. Matemática e linguagem: um estudo sobre leitura e escrita na sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4646. Acesso em: 4 de nov. 2019.

LUVISON, Cidinéia da Costa. Mobilizações e (re)significações de conceitos matemáticos em processos de leitura e escrita de gêneros textuais a partir de jogos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Bragança Paulista, 2011. Disponível em: https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/433818297712049.pdf. Acesso em: 4 nov. 2019.

OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psicologia Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n.4, p.531‐536, out/dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a08v25n4.pdf. Acesso em: 22 nov. 2019.

RIPARDO, R. B. Joãozinho no país da Álgebra. Curitiba: CRV, 2017.

RIPARDO, R. B. Escrever bem para aprender matemática: uma proposta de intervenção pedagógica para alunos do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

ROCK, Gislaine Gonçalves Teixeira; SABIÃO, Roseline Martins. A Importância da leitura e interpretação na matemática. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 3, v. 1, p. 63-84, 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/interpretacao-na-matematica. Acesso em: 3 jan. 2020.

SANTOS, Márcia Regina Mendes. O estudo das inferências na compreensão do texto. Dissertação (Mestrado em Linguística) Departamento de Linguística Geral e Românica - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/378/1/19638_ulfl062026_tm.pdf. Acesso em: 12 dez. 2019.

SOUZA, Oziel. Práticas de leitura na sala de aula de matemática a luz de uma perspectiva de aprendizagem situada. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85NNC4. Acesso em: 4 nov. 2019.

SPERAFICO, Yasmini Lais Spindler.; GOLBERT, Clarissa Seligman. Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau. IX ANEPDSUL, 2012. Anais... Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/35/255. Acesso em: 12 dez. 2019.

USISKIN, Zalman. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In: COXFORD, Arthur F; SHULTE, Albert P. (Orgs.). As ideias da álgebra. São Paulo: Atual, 1995.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 59     PDF downloads: 19

Como Citar

BARBOSA, Rosane Mendes; RIPARDO, Ronaldo Barros. Leitura e produção de inferências matemáticas no estudo de inequações. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020041, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id389. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/162. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos