Resolução de Problemas envolvendo soma e intersecção de subespaços vetoriais

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id243

Palavras-chave:

resolução de problemas, soma e intersecção de subespaços vetoriais, ação continuada

Resumo

Neste artigo, abordamos uma pesquisa qualitativa realizada no primeiro semestre de 2019, com estudantes em ação continuada de uma disciplina envolvendo conteúdos de Geometria Analítica e Álgebra Linear. O estudo teve por objetivo desencadear os processos de visualização de soma e de intersecção de subespaços vetoriais, explorando aspectos geométricos por meio da Metodologia de Resolução de Problemas – MRP. Pretendemos, com isso, possibilitar aos participantes que atuam tanto na Escola Básica quanto no Ensino Superior abordagens metodológicas em que sejam efetivamente construtores do conhecimento. Foram propostas três atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, seguindo passos indicados por autores consagrados sobre a MRP, assim como um problema sobre o mesmo tema, para ser resolvido fora da sala de aula e devolvido ao pesquisador. Os resultados mostraram que, inicialmente, os participantes não exploraram visualização nas etapas de resolução do primeiro problema, mas que a foram utilizando nas seguintes. Por fim, a etapa de avaliação, prevista como a última de cada um dos problemas, indicou que os indivíduos julgaram as atividades pertinentes no contexto de formação continuada em que estão inseridos, bem como que a metodologia proposta pode ser empregada, particularmente, se forem ensinar tal conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana-UFN

Licenciado em Matemática

Especialista em Análise Matemática

Mestre em Matemática Pura e Aplicada 

Doutor em Educação (Matemática) 

Professor Titular Aposentado - FURG

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFN

Coordenador do GT4 da SBEM

Diretor Regional da SBEMRS- período 2018-2021

Editora da Revista Vidya

Referências

ALLEVATO, N. S., ONUCHIC, L. R. Teaching mathematics in the classroom through problem solving. In: Research and Development in Problem Solving in Mathematics Education. ICME, México, 2008.

ARCAVI, A. The role of visual representation in the learning of mathematics. In: North

American Chapter of The PME, 1999. Proceedings… Disponível em:

<http://www.clab.edc.uoc.gr/aestit/4th/PDF/26.pdf>. Acesso em: 30 set. 2008.

BAUER, M.W.; AARTS, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. Em: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. 13. Ed. Petrópois, RJ: Vozes, 2015.

COURANT, R.; ROBBINS, H. O que é Matemática? Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2000.

FISCHBEIN, E. Intuition in science and mathematics: an educational approach. Dordrecht: Reidel, 1987.

JUSTILIN, A. M. Formação de Professores e Resolução de Problemas: um Estudo a partir de Teses e Dissertações Brasileiras. In.: ONUCHIC, L. L. R; LEAL JUNIOR, L. C; PIRONEL, M. Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

LEIVAS, J. C. P. Imaginação, intuição e visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura em Matemática. Tese (Doutorado em Educação- Matemática). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009, 294p.

LIMA, G. L.; GOMES, E. A Álgebra Linear: de sua construção como área de conhecimento matemático à sua inserção no currículo da primeira universidade brasileira. In: BIANCHINI, B. L. e MACHADO, S.D.A. (org.). Álgebra Linear sob o ponto de vista da Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

ONUCHIC, L. R. ALLEVATO, N. S. G. Ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 199-218.

PENN, G. Análise Semiótica de Imagens Paradas. Em: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. 13. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

PRADO, E. A.; BIANCHINI, B. L. A Álgebra Linear na Licenciatura em Matemática. In: BIANCHINI, B. L. e MACHADO, S.D.A. (org.). Álgebra Linear sob o ponto de vista da Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

PRINCÍPOIS E NORMAS para a Matemática Escolar. National Council of Teachers of Mathematis. 2. ed. Lisboa: Gabinete da APM, 2008.

SERRAZINA, L. Resolução de Problemas e Formação de Professores: um olhar sobre a situação em Portugal. In.: ONUCHIC, L. L. R; LEAL JUNIOR, L. C; PIRONEL, M. Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. ver. e atual. São Paulo: Cortez, 2016.

VAN de WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores em sala de aula. 6. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 32     PDF downloads: 13

Como Citar

LEIVAS, José Carlos Pinto. Resolução de Problemas envolvendo soma e intersecção de subespaços vetoriais. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020010, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id243. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/185. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática