(Re)formulação e resolução de problemas abertos e que abordam temas de relevância social com o uso de planilhas eletrônicas

Autores

  • Fabiane Fischer Figueiredo fabianefischerfigueiredo@gmail.com
    ULBRA
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald claudiag@ulbra.br
    Coordenadora e docente no PPGECIM-ULBRA
  • Leandro Antonio Recalcati recalcati90@gmail.com
    Licenciando de Matemática-ULBRA

DOI:

10.37001/remat25269062v17id253

Palavras-chave:

Designs de enunciados, Problemas abertos, Temas de relevância social, Expressões Numéricas, Planilhas Eletrônicas

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação qualitativa, em que o objetivo foi investigar, por meio dos designs de enunciados de problemas, para a (re)formulação e resolução com o uso de tecnologias digitais, quais aspectos matemáticos, metodológicos, tecnológicos e relativos à abordagem de temas de relevância social, que se apresentam em tais processos. Para tanto, foram produzidos três enunciados de problemas, com o uso de planilhas eletrônicas, do Microsoft Office Excel, a partir do tema Situações na Escola, para apresentar situações problemáticas abertas e fictícias e proporcionar, por meio das (re)formulações e resoluções, o ensino e a aprendizagem da resolução de Expressões Numéricas. Conforme os enunciados, concluímos que esses podem favorecer a Educação Matemática Crítica e/ou Financeira, por meio de informações, dados numéricos, imagens, frases incompletas e questionamentos e da simulação, experimentação, entre outros aspectos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABRAMOVICH, S. Mathematical problem posing as a link between algorithmic thinking and conceptual knowledge. The teaching of Mathematics, v.18, n.2, pp.45-60, 2015.

ALLEVATO, N. S. G. Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2005.

_______. O Computador e a Aprendizagem Matemática: reflexões sob a perspectiva da Resolução de Problemas. In: SEMINÁRIO EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, 1., 2008, Rio Claro. Anais eletrônicos... Rio Claro: UNESP, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Educação Básica. Brasília: MEC, 2018.

________. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. Proposta de Práticas de Implementação. Brasília: MEC, 2019.

BRAVO, J. A. F.; SÁNCHEZ, J. J. B. Incidencia de la invención y reconstrucción de problemas en la competencia matemática. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n.32, pp.29-43, dic. 2012.

FIGUEIREDO, F. F. Design de problemas com a utilização das Tecnologias Digitais na formação inicial de professores de Matemática. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2017.

FIGUEIREDO, F. F.; GROENWALD, C. L. O. Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários. RECC, Canoas, v.24, n.1, p.221-234, 2019.

FILATRO, A. C. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

GROENWALD, C. L. O.; OLGIN, C. de A. Educação financeira no currículo de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.11, n.2, p.158-180, mai.-ago. 2018.

PATERLINI, R. R. Aplicação da metodologia Resolução de Problemas Abertos no Ensino Superior. São Carlos: DM-UFSCar, 2010.

RECALCATI, L. A.; FIGUEIREDO, F. F.; GROENWALD, C. L. O. A (re)formulação e resolução de problemas com o uso de recursos tecnológicos no ensino de Expressões Numéricas. In: ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7, ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13, E ENCONTRO NACIONAL PIBID MATEMÁTICA, 4. Anais... Santa Maria: UFSM, 2018. p.827-846

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Referencial Curricular Gaúcho: Matemática. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, 2018.

SILVER, E. A. On Mathematical Problem Posing. For the Learning of Mathematics, n.4, v.1, pp.19-28, 1994.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. In:_____. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.

VALE, I.; PIMENTEL, T.; BARBOSA, A. Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante, n.24, v.2, p.39-60, 2015.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 70     PDF downloads: 28

Como Citar

FIGUEIREDO, Fabiane Fischer; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; RECALCATI, Leandro Antonio. (Re)formulação e resolução de problemas abertos e que abordam temas de relevância social com o uso de planilhas eletrônicas. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020013, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id253. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/188. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática