Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id260

Palavras-chave:

resolução de problemas, gallery walk, aprendizagem ativa

Resumo

Estamos a viver num mundo complexo e com rápidas mudanças no qual será muito difícil sobreviver, sem sólidos conhecimentos e capacidades adequadas. Assim, o professor deve procurar estratégias, dentro e fora da sala de aula, que permitam ir ao encontro dos diferentes modos de pensar dos alunos, confrontando-os com tarefas, com múltiplas resoluções, que os desafiem a ver fora da caixa, os entusiasmem para aprender e os ponham a trabalhar uns com os outros. Por outro lado, há estudos que recomendam que as crianças precisam de se movimentar, pois um corpo ativo incita o cérebro, tornando os alunos mais envolvidos, o que contribui para um melhor desempenho. Neste sentido, a formação de professores, inicial e continuada, deve promover uma visão sobre a natureza da matemática e do seu ensino, que permita aos (futuros) professores ter diferentes experiências de ensino e de aprendizagem, que se espera venham a usar com os seus próprios alunos. Neste contexto, surge a gallery walk (GW) como uma estratégia a contemplar nas práticas de sala de aula, que permite que os alunos, através do trabalho colaborativo, resolvam problemas, apresentem e discutam as suas resoluções em pôsteres, localizados à volta da sala de aula. Neste artigo, discute-se um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, numa abordagem exploratória, desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico em Portugal (6-12 anos), no qual se pretende identificar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas com múltiplas resoluções, utilizando uma GW, bem como caracterizar sua reação durante o envolvimento nessa estratégia. Os resultados permitiram identificar as estratégias usadas e verificar o potencial da GW no envolvimento nas resoluções e discussões, que se mostrou mais eficaz do que nas discussões mais tradicionais, permitindo aumentar o repertório de processos de resolução de cada aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabel Piteira Vale, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Aveiro. Professora Associada do Grupo Educação e Formação de Professores da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 

Ana Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Doutora em Estudos da Criança – Matemática Elementar pela Universidade do Minho. Professora Assistente do Grupo Educação e Formação de Professores da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 

Referências

BRAUN, B.; BREMSER, P.; DUVAL, A.; LOCKWOOD, E.; WHITE, D. What does active learning mean for mathematicians? American Mathematical Society, v. 64, n. 2, p. 124-129. 2017.

EDEL-MALIZIA, S. Pedagogical practices - Gallery Walk. Disponível em https://scholarsphere.psu.edu/downloads/1jw827964s, acesso em 15 de setembro de 2017, 2015.

EDWARDS, S.; KEMP, A.; PAGE, C. The middle school philosophy: Do we practice what we preach or do we preach something different? Current Issues in Middle Level Education, v. 19, n. 1, p. 13 –19. 2014.

EVANS, S.; SWAN, M. Developing Students’ Strategies for Problem Solving. Educational Designer, v. 2, n. 7, p. 1-34. 2014.

FOSNOT, C.; DOLK, M. Young mathematicians at work: Constructing fractions, decimals, and percents. Portsmouth, NH: Heinemann, 2002.

FRANCEK, M. Promoting Discussion in the Science Classroom Using Gallery Walks. Journal of College Science Teaching, v. 36, n. 1, p. 27-31. 2006.

GARDNER, H. Intelligence reframed: Multiple intelligences for the 21st century. New York: Basic Books, 1999.

HANNAFORD, C. Smart Moves: Why learning is not all in your head. Salt Lake City: Great River Books, 2005.

HANNULA, M. The metalevel of emotion-cognition interaction. In: AHTEE, M., BJÖRKQVIST, O., PEHKONEN, E. & VATANEN, V. (Eds.), Research on Mathematics and Science Education. From Beliefs to Cognition, from Problem Solving to Understanding. Finland: University of Jyväskylä, Institute for Educational Research, 2001. p. 55-65.

HAYLOCK, D. Recognizing mathematical creativity in schoolchildren. ZDM, v. 29, p. 68–74, 1997.

JENSEN, E. Brain-Based Education in Action. Educational Horizons, v. 90, n. 2, 5-6. 2011.

KRAFT, R. Experiential learning. Denver, CO: University Press, 1990.

KRUTETSKII, V. A. The psychology of mathematical abilities in schoolchildren. Chicago: University of Chicago Press, 1976.

LEIKIN, R. Exploring mathematical creativity using multiple solution tasks. In: LEIKIN, R., BERMAN, A., KOICHU, B. (Eds.), Creativity in mathematics and the education of gifted students. Rotterdam, Netherlands: Sense Publishers, 2009. p. 129-145.

LEVAV-WAYNBER, A.; LEIKIN, R. Multiple solutions for a problem: a tool for evaluation of mathematical thinking in geometry. In: DURAND-GUERRIER, S., SOURY-LAVERGNE, ARZARELLO, F. (Eds.), Proceedings of CERME 6. Lyon, France: INRP, 2010. p. 776-785.

LILJEDAHL, P. Building thinking classrooms: conditions for problem solving. In: FELMER, P., PEHKONEN, E., KILPATRICK, J. (Eds.), Posing and solving Mathematical Problems. Springer: Switzerland, 2016. p. 365-386.

LILJEDAHL, P. Mathematical discovery and affect: the effect of AHA! experiences on undergraduate mathematics students. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 36, n. (2–3), p. 219–235. 2005.

MERCER, N. The guided construction of knowledge. Clevedon, Philadelphia, Adelaide,1995.

MEYERS, C.; JONES, T. Promoting Active Learning: Strategies for the College Classroom. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1993.

MULYANI, A. Teaching written announcement through gallery walk technique. Journal of English Language Teaching, v. 3, n. 1, p. 32-41. 2014.

NCTM. Principles to actions: ensuring mathematical success for all. Reston: NCTM, 2014.

NESIN, G. Active Learning. This we believe in action: Implementing successful middle level schools. Westerville, OH: Association for Middle Level Education, 2012.

ONTARIO MINISTRY OF EDUCATION (OME). Capacity Building Series: Communication in the mathematics classroom. Toronto, ON: Queen’s Printer for Ontario, 2010.

POLYA, G. How to solve it. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1973.

PRESMEG, N. Creative advantages of visual solutions to some non-routine mathematical problems. In: CARREIRA, S., AMADO, N., JONES, K., JACINTO, H. (Eds.), Proceedings of the Problem@Web International Conference: Technology, Creativity and Affect in mathematical problem solving. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2014. p. 156-167.

PRINCE, M. Does Active Learning Work? A Review of the Research. Journal of Engineering Education, v. 93, p. 223-231. 2004.

RATEY, J. The Revolutionary New Science of Exercise and the Brain. Little Brown, New York, 2008.

SHOVAL, E. Using mindful movement in cooperative learning while learning about angles. Instructional Science, v. 39, n. 4, p. 453-466. 2011.

SILVER, E. Fostering creativity through instruction rich in mathematical problem solving and problem posing. ZDM, v. 29, n. 3, p. 75–80. 1997.

STEIN, M. K.; EAGLE, R. A.; SMITH, M. A.; HUGHES, E. K. Orchestrating productive mathematical discussions: Five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning, v. 10, p. 313-340. 2008.

UTTAL, D. H., MEADOW, N. G., TIPTON, E., HAND, L. L., ALDEN, A. R., WARREN, C., NEWCOMBE, N. S. The Malleability of Spatial Skills: A Meta-Analysis of Training Studies. Psychological Bulletin. V. 139, n. 2, p. 1-51. 2012.

VALE, I.; BARBOSA, A. (prelo). Mathematics & Movement: the gallery walk strategy. International Conference on Early Childhood Education: What Science has to teach us, ebook. Amazon.

VALE, I.; BARBOSA, A. O contributo da uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática, Educação & Matemática, v. 149-150, p. 2-8, 2018.

VALE, I.; PIMENTEL, T; BARBOSA, A. The power of seeing in problem solving and creativity: an issue under discussion. In: AMADO, N., CARREIRA, S., JONES, K. (Eds.), Broadening the scope of research on mathematical problem solving: A focus on technology, creativity and affect. Cham, CH: Springer. 2018. p. 243-272.

VALE, I. Resolução de Problemas um Tema em Continua Discussão: vantagens das Soluções Visuais. In: L. ONHUCHIC, R., JUNIOR, L. C., PIRONEL, M. (Orgs), Perspectivas para a Resolução de Problemas. S. Paulo, Brasil: Editora Livraria da Física. 2017. p. 131-162.

VALE, I.; BARBOSA, A. A resolução de problemas geométricos numa atividade de gallery walk. In: OLIVEIRA, H., SANTOS, L., HENRIQUES, A., CANAVARRO, A.P., PONTE, J.P. (Eds), Investigação em Educação Matemática- geometria. IE- Ulisboa: SPIEM. 2017. p. 131- 132.

VALE, I.; PIMENTEL, T.; BARBOSA, A. Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante, v. 24, n. 2, p. 39-60. 2015.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 457     PDF downloads: 73

Como Citar

VALE, Isabel Piteira; BARBOSA, Ana. Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020018, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id260. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/193. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática