Resolução de Problemas e a Educação Matemática Realística: contribuições para a Educação Financeira Escolar com Professores em Formação Inicial

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id265

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Educação Matemática Realística, Educação Financeira

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever os resultados parciais de uma pesquisa que tem como foco a Resolução de Problemas. A partir do desenvolvimento de uma atividade com alunos em formação inicial de professores, procurou-se estabelecer uma conexão entre as ideias da Educação Matemática Realística-EMR, a metodologia de Resolução de Problemas e a Educação Financeira. As situações-problema, construídas segundo os princípios da EMR, foram voltadas para a construção de conceitos, relacionando os conteúdos sobre juros, porcentagem, progressões geométricas e as ideias fundamentais que promovem a articulação entre eles, como a comparação, variação e equivalência. O estudo realizado permitiu identificar que a proposição de situações-problema, segundo os princípios da EMR, favoreceu a criação de novos problemas, novas conjecturas, o estabelecimento de conexões entre conteúdos matemáticos e a realidade social que beneficiaram a compreensão da Matemática.

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Biografia do Autor

Susana Machado Ferreira, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na UFN - Universidade Franciscana, Santa Maria/RS. Mestre em Matemática pela UNIJUÍ (2001). Atua como docente na UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS.

Vanilde Bisognin, UFN - Universidade Franciscana

Atualmente é professora titular da Universidade Franciscana-UFN e docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1971), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). 

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

FERREIRA, Susana Machado; BISOGNIN, Vanilde. Resolução de Problemas e a Educação Matemática Realística: contribuições para a Educação Financeira Escolar com Professores em Formação Inicial. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020020, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id265. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/195. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática