Resolução de Problemas e Representações Semióticas na Formação Inicial de Professores de Matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id272

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Registros de Representação Semiótica, Formação Inicial de Professores

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o potencial das transformações dos registros de representação semiótica, em uma proposta de ensino sobre o conceito de função, construída com base na resolução de problemas para professores de Matemática em formação inicial. Para tanto, adotou-se os pressupostos teóricos dos Registros de Representação Semiótica de Duval e as orientações da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. O estudo foi desenvolvido em uma universidade pública, localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul, e contou com a participação de dezesseis alunos, do primeiro semestre, do curso de Licenciatura em Matemática. A análise dos dados, os quais foram coletados por meio das produções dos alunos e das anotações no diário de campo da professora, mostrou que, apesar das dificuldades ao mobilizar o conceito de função e ao coordenar as diferentes representações semióticas deste objeto matemático, os alunos vivenciaram a experiência como participantes ativos nos processos de resolução de problemas e reconheceram a importância das representações semióticas para compreensão do conceito.  

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Biografia do Autor

Vânia Bolzan Denardi, Universidade Federal de Santa Maria - Departamento de Matemática

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana.

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana

Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

VÂNIA BOLZAN DENARDI; BISOGNIN, Eleni. Resolução de Problemas e Representações Semióticas na Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020022, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id272. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/197. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática