Problemas com mais do que uma solução – seu contributo para o desenvolvimento metacognitivo dos estudantes e da sua capacidade de comunicar matematicamente

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id294

Palavras-chave:

comunicação matemática, resolução de problemas, metacognição

Resumo

O tema da comunicação matemática tem vindo a ser um aspeto importante a ser promovido nas aulas de Matemática em Portugal deste há muito tempo até à presente data. Colocar os estudantes na condição de poderem e deverem utilizar argumentos comunicacionais válidos para justificarem as suas tomadas de decisão na resolução de tarefas matemáticas é algo que tem vindo a ser promovido ao nível das políticas educativas portuguesas, designadamente através dos últimos Programas de Ensino Básico. Assim, este artigo visa, precisamente, contribuir para uma reflexão importante sobre esta temática, propondo como algo inovador que os docentes procurem proporcionar aos seus estudantes a resolução de problemas que permitam mais do que uma solução válida, em detrimento da resolução de problemas de resposta única. Com essa intenção pedagógica estarão, certamente, a criar as condições para que os estudantes possam, efetivamente, propor resoluções diferentes das dos seus colegas, bem como propor, cada um deles, mais do que uma solução, tendo que apresentar sempre os argumentos que validem as suas tomadas de decisão. Do ponto de vista metodológico serão apresentados nove problemas que possibilitam mais do que uma resolução, problemas esses, da autoria dos autores deste artigo. A seleção destes problemas, que agora são objeto desta nossa análise, também teve em linha de conta a ideia de se abordar mais do que uma área temática da Matemática. Assim, os três primeiros problemas estão afetos ao tema da Geometria e Medida, os três seguintes ao tema dos Números e Cálculo e os três últimos ao tema da Lógica Matemática. Apresentaremos, para cada caso, várias resoluções possíveis, da nossa autoria, para ilustrarmos a riqueza pedagógica que estes problemas suscitam, quer ao nível da Comunicação Matemática como ao nível da Metacognição. Como consequência desta sugestão metodológica, estar-se-á a contribuir para o desenvolvimento metacognitivo de cada resolvedor, ao tomarem conhecimento dos seus processos cognitivos e usá-los adequadamente de modo a que possam promover a sua condição de resolvedores de problemas e de comunicadores de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Martins Afonso, Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco (CIPEC)

Professor-Adjunto da Unidade Tecnico-Científica de Ciências, Desporto e Artes da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco - Portugal

Dolores Alveirinho, Unidade Tecnico-Científica de Ciências, Desporto e Artes da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco

Licenciada em Biologia, Ramo Científico e Ramo Educacional e Curso de Formação Avançada do programa de doutoramento em Educação: área de especialização em Didática das Ciências, Professor-Adjunto da Unidade Tecnico-Científica de Ciências, Desporto e Artes da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco – Portugal.

José Filipe, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva

Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. Docente de Matemática e Ciências da Natureza do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva – Castelo Branco – Portugal. 

Nuno Santos, Escola Superior de Educação de Castelo Branco de Castelo Branco e na Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense – Portugal

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. Docente na Escola Superior de Educação de Castelo Branco de Castelo Branco e na Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense – Portugal.

Referências

AFONSO, Paulo. O Vídeo como recursos didáctico para a identificação e desenvolvimento de processos metacognitivos em futuros professores de matemática durante a resolução de problemas. Lisboa: APM, 1995.

APM. Princípios para a Ação. Assegurar a todos o sucesso em Matemática. Lisboa: Autor, 2017.

BIVAR, António; GROSSO, Lisboa; OLIVEIRA, Pedro; TIMÓTEO; Maria. Programa de Matemática para o Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2013.

BOAVIDA, Ana. Resolução de problemas em educação matemática. Contributo para uma análise epistemológica e educativa das representações pessoais dos professores. Lisboa: APM, 1993.

BORRALHO, António. Aspectos metacognitivos na resolução de problemas de Matemática: proposta de um programa de intervenção. Lisboa: APM, 1990.

FONSECA, Lina. Três futuros professores perante a resolução de problemas: Concepções e processos utilizados. Lisboa: APM, 1995.

GRAÇA, Maria. Avaliação da resolução de problemas: Contributo para o estudo das relações entre as concepções e as práticas pedagógicas dos professores. Lisboa: APM, 1995.

OLIVEIRA, Maria. Os professores de Matemática e as resoluções de problemas. Três estudos de caso. Lisboa: APM, 1993.

PIRES, Maria. Processos de resolução de problemas. Uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário. Lisboa: APM, 1992.

PONTE, João; SERRAZINA, Lurdes; GUIMARÃES, Henrique; BREDA, Ana; GUIMARÃES, Fátima; SOUSA, Hélia; MENEZES, Luís; MARTINS, Maria; OLIVEIRA, Paulo. Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, 2007.

PORFÍRIO, Joana. A resolução de problemas na aula de Matemática: uma experiência no 7.º ano de escolaridade. Lisboa: APM, 1993.

SANTOS, Vânia. Metacognitive awareness of prospective elementary teachers in a mathematics content course and a look at their knowledge, beliefs and metacognitive awareness about fractions. Lisboa: APM, 1993.

VALE, Isabel. Concepções e práticas de jovens professores perante a resolução de problemas de matemática: um estudo longitudinal de dois casos. Lisboa: APM, 1993.

VALENTE, Maria. A Metacognição. Revista de Educação, 1 (3), p. 2-6, 1989.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 44     PDF downloads: 14

Como Citar

AFONSO, Paulo Martins; ALVEIRINHO, Dolores; FILIPE, José; SANTOS, Nuno. Problemas com mais do que uma solução – seu contributo para o desenvolvimento metacognitivo dos estudantes e da sua capacidade de comunicar matematicamente. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020031, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id294. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/206. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática