Elementos articuladores da Prática Profissional na Formação Inicial de professores que ensinam matemática

Autores

  • Renata Prenstteter Gama renatapgama@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos
  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de André marliandre@pucsp.br
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Palavras-chave:

Formação inicial, Matemática, OBEDUC, Prática profissional

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e compreender os elementos articuladores da prática profissional desenvolvidos na formação inicial de professores que ensinam matemática. A problemática surgiu ao considerar a necessidade do repensar a formação inicial de professores para enfrentar o desafio da escola atual e a complexidade da prática docente, bem como dos resultados das pesquisas brasileiras realizadas sobre o início da carreira docente em matemática e dos egressos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia apontando indícios que muitos dos problemas dessa fase inicial são decorrentes das próprias dicotomias do processo de formação inicial. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, do tipo estado da arte que identificou pesquisas acadêmicas brasileiras (teses e dissertações) produzidas no Programa Observatório da Educação que previa a articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas de educação básica e envolveram matemática. Essas pesquisas (251) são apresentadas em um breve mapeamento e dentre elas, foram selecionadas as que versavam sobre a formação inicial dos professores (25) que constituiu o corpus de análise. Para o processo analítico foi realizado a leitura dos trabalhos e a construção de uma ficha contendo título, instituição, autor(a) e orientador(a), temática e foco, nível de ensino, metodologia da pesquisa, referencial teórico e principais resultados. Para a apresentação dos resultados foi construído um panorama destacando três eixos articuladores: a) currículo; b) conhecimento matemático e c) programas/projetos nos cursos. Os resultados apontam para a relevância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a formação inicial de professores. As pesquisas sinalizaram que as discussões os sobre currículo nos cursos de licenciatura permanecem presentes para o cumprimento dos pressupostos legais e com iniciativas pontuais de algumas universidades e/ou programas fomentados para as articulações entre a teoria e prática e entre a universidade e escola. Identifica-se também que a articulação entre os conhecimentos pedagógico e matemático inclui a problemática do aspecto conceitual do conteúdo matemático com o curso não voltado para a docência na Educação Básica. Por fim, foram identificadas iniciativas que promoveram outras articulações como entre a formação inicial e continuada (PIBID e OBEDUC) e entre as licenciaturas de Pedagogia e Matemática (CluMat).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Prenstteter Gama, Universidade Federal de São Carlos

Possui Licenciatura em Ciências-Habilitação plena em Matemática (1996) e mestrado em Educação (2001) pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2007).

Pós-doutorado na área de Políticas de formação de professores sob supervisão da Profa Dra Marli André. Docente no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos e na Pós-graduação em Educação (PPGEd e PPGPE da UFSCar). Desenvolve pesquisas com ênfase em Educação, principalmente nas seguintes temáticas: formação de professores, prática educativa, prática colaborativa, iniciação a docência e desenvolvimento profissional docente. 

Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (1966) e em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1973). Conclui o mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e o doutorado em Psicologia da Educação - na University of Illinois em Urbana-Champaign (USA) em 1978. Professora Titular aposentada da Faculdade de Educação da USP e desde 2000 docente do Programa de Estudos pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores.

Referências

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, New York, v. 59, n. 5, p. 389 - 407, nov./dez. 2008.

BARROS, A.M.R. de. Dificuldades e superações nos anos iniciais da docência em matemática na escola pública. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba-SP, 2008.

BRASIL, CAPES. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB. Gestão – Observatório da Educação. Brasília, 2013.

CAMARGO, M. P. D. V.de. A reflexão de estudantes a professores da UNIMEP sobre a sua formação profissional em Matemática e Ciências: subsídios para um novo projeto pedagógico. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba-SP. 1998.

CUSATI, I.C. Aprendendo a ensinar Matemática no exercício da profissão: um estudo das fases inicial e final da carreira docente. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos-SP, 1999.

GAMA, R.P. Iniciação de passagem de discente para docente de Matemática: a necessidade de se estudar as transições. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba-SP, 2001.

GAMA, R. P. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2007.

GATTI, B.A. A formação inicial de professores para Educação Básica – As licenciaturas. Revista USP, São Paulo-SP, n. 100, p. 33-46, 2014.

GUARNIERI, M. R. Tornando-se professor: o início na carreira docente e a consolidação da profissão. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos-SP, 1996.

HANITA, M. Y. PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: um estudo a partir das produções da educação matemática. Dissertação (mestrado em Educação. Universidade Federal de São Carlos-SP, 2016.

LEITE, E.A. Formação inicial e base do conhecimento para o ensino de matemática na perspectiva de professores iniciantes da Educação Básica. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos-SP, 2016.

LIMA, H. C. de. PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: um enfoque nas práticas formativas. Dissertação (mestrado em Educação. Universidade Federal de São Carlos-SP, 2018.

OLIVEIRA, A.B.de Prática pedagógica e conhecimentos específicos: um estudo com um professor de matemática em início de docência. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-MS, 2010.

PASSOS, C. L.B. As representações matemáticas dos alunos do curso de magistério e suas possíveis transformações: uma dimensão axiológica. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Campinas-SP, 1995.

PEREIRA, C. C. M. A formação matemática de professores polivalentes em início de carreira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade São Francisco, Itatiba-SP, 2012.

ROCHA, L. P. (Re) constituição dos saberes de professores de Matemática nos primeiros anos de docência. Dissertação. (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual de Campinas-SP, 2005.

SILVA, S. da Professores das séries iniciais em início de carreira: dificuldades, dilemas e saberes em relação ao ensino de matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP, 2009.

Downloads

Publicado

01-09-2019

Métricas


Visualizações do artigo: 35     PDF downloads: 15

Como Citar

PRENSTTETER GAMA, Renata; AFONSO DE ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo. Elementos articuladores da Prática Profissional na Formação Inicial de professores que ensinam matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 23, p. 348–365, 2019. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/209. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos