Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma legitimação do discurso curricular

Autores

  • Ademir Donizeti Caldeira mirocaldeira@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Carolina Machado Magnus maria.carolina87@hotmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Claudia Glavam Duarte claudiaglavam@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Modelagem Matemática na Educação Matemática, Currículo, Matemática Escolar

Resumo

Neste artigo, temos por objetivo problematizar o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática evidenciando que este tem se tornado uma engrenagem da maquinaria curricular, que ora sustenta e ora é sustentado pelo currículo. Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange teses, dissertações e anais da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. A análise desses materiais evidenciou que o discurso da Modelagem funciona como um mecanismo de privilegiamento dos conteúdos ditos escolares, colocando em circulação práticas que legitimam o que está posto enquanto verdade, a Matemática escolar. A Modelagem coloca o currículo em funcionamento, legitimando-o, reforçando-o, sustentando-o e por ele sendo legitimada, reforçada e sustentada.

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Biografia do Autor

Ademir Donizeti Caldeira, Universidade Federal de São Carlos

Pro-Reitor de Graduação (2016-2020) da Universidade Federal de São Carlos, Vice-Diretor do Centro de Ciência da Educação (2008-2010) da Universidade Federal de Santa Catarina, Diretor do Curso de Matemática (1998-2003) da Universidade de Uberaba. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP/IBILCE(1987), mestrado em Educação Matemática pela UNESP/RIO CLARO (1992) e doutorado em Educação pela UNICAMP (1998). Professor Associado III do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. Vice Lider do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFScar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática na Educação Matemática e Etnomatemática.

Maria Carolina Machado Magnus , Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008). Especialização em Educação Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011). Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Trabalhou como professora substituta no curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no curso de Pedagogia na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é professora assistente na Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Educação do Campo. Realiza pesquisas na área de modelagem matemática, etnomatemática e educação do campo.

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências e Matemática - 1º g pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Atualmente é professora do curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Campus Litoral Norte e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde - UFRGS. Atua na linha de pesquisa Educação Científica: Implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos, vinculada ao campo da Educação Matemática nas suas vertentes pós-estruturalistas, tendo como ferramentas as teorizações de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Ludwig Wittgenstein. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Educação do Campo, saberes populares e conhecimento científico, diversidade e currículo. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade (GEEMCo)

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Publicado

01-01-2019

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Como Citar

CALDEIRA, Ademir Donizeti; MACHADO MAGNUS , Maria Carolina; DUARTE, Claudia Glavam. Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma legitimação do discurso curricular. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 21, p. 38–56, 2019. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/230. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática