O Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: sobre o uso da Modelagem Matemática

Autores

  • Franciele Piaia franci_piaia@hotmail.com
    Professora da Rede de Ensino do Município de Chopinzinho-PR.
  • Vantielen da Silva Silva vantisilva@gmail.com
    Professora no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Educação Matemática, Modelagem Matemática

Resumo

A Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática tem se apresentado como uma proposta de aprendizado dinâmico, interdisciplinar, visual e concreto, e as pesquisas sobre seu uso nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem se ampliado. Diante disso, reconhecendo a necessidade de pesquisar e ampliar as discussões sobre o uso da Modelagem Matemática, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar sobre o uso da Modelagem Matemática no ensino da Matemática nos anos iniciais numa escola pública. E, para isso, compreendeu estudos bibliográficos e documentais sobre o ensino de Matemática e sobre a Modelagem Matemática nos anos iniciais e, ainda, a análise de uma prática educativa vivida com alunos do quarto e quinto ano de uma escola do campo, do município de Chopinzinho – PR. Dos estudos e da vivência realizada percebeu-se que a Modelagem Matemática, como metodologia de ensino, oportuniza um ensino mais prazeroso para as crianças, elas se sentem valorizadas e participam ativamente do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Franciele Piaia, Professora da Rede de Ensino do Município de Chopinzinho-PR.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO (2016). Especialista em Alfabetização Matemática (2016) e em Ensino Lúdico (2017) pela Faculdade São Braz. Tem experiência na área da Educação e é professora da rede municipal de Chopinzinho-PR.

Vantielen da Silva Silva, Professora no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Guairacá (2009). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO (2011). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2014). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (2018). Desenvolve pesquisas na linha de ensino e aprendizagem, nas temáticas: Formação de professores, ensino de Ciências e Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Referências

ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de. Rumo à educação do século XXI: para superar os descompassos do ensino nos anos iniciais de escolaridade. In: BURAK, Dionísio; PACHECO, Edison Roberto; KLÜBER, Tiago Emanuel. (org). Educação Matemática: reflexões e ações. Curitiba: CRV, 2010, p.11-25.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24, 2001, Caxambu. Anais… Rio de Janeiro: ANPED, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3.ed. Brasília: MEC, 2001.

BURAK, Dionísio. Modelagem matemática: uma alternativa para o ensino de matemática na 5ª série. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1987.

_______. Modelagem Matemática e a sala de aula. In Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 01, 2004, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2004.

_______. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática, v. 1, n. 1, 2010, p. 10-27.

FIORENTINI, Dario. Alguns Modos de Ver e Conceber o Ensino de Matemática no Brasil. ZETETIKÉ. Campinas: UNICAMP, ano 3, n. 4, p. 1-36, 1995.

LUNA, Ana Virginia de Almeida; SOUZA, Elizabeth Gomes; SANTIAGO, Ana Rita Cerqueira Melo. A Modelagem Matemática nas Séries Iniciais: o gérmen da criticidade. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.2, n.2, p. 135-157, 2009.

LUNA, Ana Virginia de Almeida; ALVES, Josélia. Modelagem Matemática: as interações discursivas de crianças da 4ª série a partir de um estudo sobre anorexia. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 05, 2007, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: CNMEM, 2007.

MIORIM, Maria Angela. Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998.

MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015.

SILVA, Vantielen da Silva; KLÜBER, Tiago Emanuel. Um olhar pedagógico sobre a Modelagem Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. In: II Seminário de Pedagogia, 2, 2011, Irati. Anais... Irati: Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, 2011, p.14.

_______. Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação imperativa. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 2, nov. 2012.

_______. Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões e apologia aos seus usos. In ALENCAR, Edvonete Souza de; LAUTENSCHLAGER, Etiene. Modelagem Matemática nos anos iniciais. São Paulo: Sucesso, 2014, p. 07-24.

ZIMER, Tania Teresinha Bruns. Matemática. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Curitiba, 2010, p. 153- 165.

Downloads

Publicado

01-01-2019

Métricas


Visualizações do artigo: 70     PDF downloads: 26

Como Citar

PIAIA, Franciele; SILVA SILVA, Vantielen da. O Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: sobre o uso da Modelagem Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 21, p. 88–100, 2019. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/233. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática