Matemática e Inclusão: para além dos resultados

Autores

  • Cristina de Jesus Teixeira cristina.j.teixeira@gmail.com
    PPGE/UnB e SEEDF
  • Thiago Ferreira Paiva tpaiva007@icloud.com
    PPGE/UnB e SEEDF
  • Geraldo Eustáquio Moreira geust2007@gmail.com
    UnB – PPGE – FE

Palavras-chave:

Inclusão/exclusão, Educação Matemática, Matemática, Avaliação, Atividades diferenciadas

Resumo

Esse artigo é produto do trabalho em equipe de pesquisadores da área de Educação Matemática, cujas pesquisas convergem, em algum ponto, para a temática inclusão. Dentro dessa temática intenta-se analisar a díade inclusão/exclusão no contexto educacional atual e descrever ações de inclusão em uma abordagem formativa da aprendizagem matemática. A pesquisa teve viés qualitativo com fundamentação teórica e apresentação de ações pedagógicas inclusivas com enfoque no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Constatou-se que atividades diferenciadas, como contação de histórias, manipulação de materiais concretos e jogos, possibilitam que os estudantes atinjam os objetivos de aprendizagem propostos para a disciplina.

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Biografia do Autor

Cristina de Jesus Teixeira, PPGE/UnB e SEEDF

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília. Especialista Matemática e Estatística - UFLA. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Thiago Ferreira Paiva, PPGE/UnB e SEEDF

Mestrando em Educação pela Universidade de Brasília. Especialista em Educação Matemática. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Geraldo Eustáquio Moreira, UnB – PPGE – FE

Doutor em Educação Matemática (PUCSP), com estágio doutoral na Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Educação. Licenciado em Matemática, Pedagogia e Ciências. Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB, Faculdade de Educação. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UnB (Mestrado e Doutorado),

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Publicado

01-09-2018

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Como Citar

TEIXEIRA, Cristina de Jesus; PAIVA, Thiago Ferreira; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Matemática e Inclusão: para além dos resultados. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 20, p. 389–408, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/241. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos