Direitos Humanos e Educação: o professor de matemática como agente sociocultural e político

Autores

  • Lygianne Batista Vieira lygivieira@gmail.com
    PPGE - Universidade de Brasília - UnBPontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Geraldo Eustáquio Moreira geust2007@gmail.com
    Universidade de Brasília - UnB. Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE.

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação Matemática, Formação de Professores

Resumo

Este texto propõe a incorporação de temas relativos aos Direitos Humanos nas aulas de matemática. A pesquisa busca promover reflexões de situações sociais relacionadas a esses direitos e, ao mesmo tempo, associá-las a uma atividade matemática. Além disso, procura desenvolver processos formativos para professores de escolas públicas e licenciandos em matemática. Com enfoque nas perspectivas histórico-crítica e matemática crítica, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. Como resultado parcial, a partir da implementação de atividades matemáticas com temáticas sociais, no curso de matemática de uma universidade de Goiânia, percebe-se a necessidade da ressignificação do papel do professor e de suas práticas que nem sempre estão voltadas para a formação global e crítica do estudante. Ademais, verifica-se a importância da consciência crítica sobre a atuação docente e das potencialidades que a matemática tem em poder contextualizar e transformar o ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Lygianne Batista Vieira, PPGE - Universidade de Brasília - UnBPontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília - UnB, possui mestrado em Educação em Ciências e Matemática (2011) pela UFG, tem Licenciatura e Bacharel em Matemática pela PUC Goiás. É professora efetiva da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde 2012, ministrando disciplinas nos Cursos de Licenciaturas. Principais áreas de atuação: Formação de professores com ênfase em Metodologias de Ensino, Estágio, Didática, História da Matemática, Tecnologias na Educação e Matemática nas Séries Iniciais. Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Crítica, Ensino Desenvolvimental e Direitos Humanos.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília - UnB. Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE.

Doutor em Educação Matemática pela PUCSP (2012). Mestre em Educação pela UCB (2005). Especialista em Ensino de Matemática pela UNICLAR (2000). Licenciado em Matemática, Ciências Naturais e Pedagogia.

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Publicado

01-09-2018

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Como Citar

VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Direitos Humanos e Educação: o professor de matemática como agente sociocultural e político. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 20, p. 548–564, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/249. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos