O ensino de Polinômios usando material acessível para alunos cegos: potencialidades e limitações

Autores

  • Camila Ehrat Dias milladias@msn.com
    Universidade Federal do Paraná
  • Maria Lucia Panossian malupanossian@hotmail.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-5847-4485

Palavras-chave:

Matemática, Deficientes visuais, álgebra

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no ano de 2016 e tem por objetivo reconhecer potencialidades e limitações do uso de um material concreto acessível para o ensino de operações com polinômios em uma turma regular com estudantes cegos inseridos. Para introduzir a temática apresentam-se considerações sobre a inclusão na legislação; a linguagem dos deficientes visuais; o papel do professor em relação ao ensino destes estudantes; o uso de materiais manipuláveis e concepções de álgebra e educação algébrica. Metodologicamente, a pesquisa se concretiza com a elaboração de um material acessível aos alunos cegos para o ensino de operações com polinômios. Este material foi utilizado em uma sequência de ensino desenvolvida durante oito aulas com uma turma de oitavo ano de uma escola da rede pública de Curitiba. Como potencialidades observou-se que o uso do material possibilitou a inclusão do estudante com deficiência visual além de motivar e propiciar a aprendizagem sobre a representação e a operação com polinômios para todos os estudantes da turma. Destaca-se como limitações a necessidade de montar o material, o que pode ser feito por professores e estudantes; e o erro conceitual matemático em relação à representação possível de monômios dadas as características do material utilizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Ehrat Dias, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná.  Possui graduação em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017)

Maria Lucia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação na área de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento Acadêmico de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Integrante do corpo docente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR- Curitiba. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica - GEPAPe/USP, e vice coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GEForProf/UTFPR).

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 5 out. 1988.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares / Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. – Brasília: MEC / SEF/SEESP, 1998. 62 p.

______. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Diversidade (SEAD). O PNE 2011 – 2020: Metas e Estratégias – Notas técnicas. 2011. Disponível em: <http://fne.mec.gov.br/images/pdf/notas_tecnicas_pne_2011_2020.pdf> Acesso em jun. 2016.

BATISTA, Josiel de Oliveira; MIRANDA, Patrick B.; MOCROSKY, Luciane F. A utilização de recursos didáticos manipuláveis na educação de alunos cegos ou com baixa visão no contexto matemático. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 19, n.1, p. 113-122, jan./abr. 2016.

DIAS, Fabiane Ferreira.; SOUZA, Keila Barreto. Estudo básico de polinômios na educação de cegos. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2007. 64 p. (Monografia)

FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Das experiências sensoriais aos conhecimentos matemáticos: Uma análise das práticas associadas ao ensino e aprendizagem de alunos cegos e com visão subnormal numa escola inclusiva. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. 274 p. (Tese)

LINS, Rômulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. São Paulo: Papirus, 1997.

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. IN: LORENZATO, Sérgio. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p.3-38

MANTOAN. Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento da Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Curitiba, 2008.

REIS, Rose. À flor da pele. São Paulo: Cia. Dos Livros, 2010.

SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: deficiência visual. Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2017.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Habitação. Secretaria de Estado dos Direitos a Pessoa com Deficiência. Desenho Universal Habitação de Interesse Social – Diretrizes do Desenho Universal na Habitação de Interesse Social no Estado de São Paulo. São Paulo, 2010.

SOUSA, Maria do Carmo de; PANOSSIAN, Maria Lucia; CEDRO, Wellington Lima. Do movimento lógico e histórico à organização do ensino: o percurso dos conceitos algébricos. Campinas: Mercado de Letras, 2014.

USISKIN, Zalman. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilização das variáveis. IN: COXFORD, Arthur; SHULTE, Alberto. As ideias da álgebra. São Paulo: Atual, 1995. p.9-22

VYGOTSKI, Liev Semionovich. Obras Escogidas V: Fundamentos da defectología. Madri: Visor, 1997. (Colección Aprendizaje, Volumen CXXIX).

Downloads

Publicado

01-09-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 48     PDF downloads: 54

Como Citar

DIAS, Camila Ehrat; PANOSSIAN, Maria Lucia. O ensino de Polinômios usando material acessível para alunos cegos: potencialidades e limitações. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 20, p. 409–431, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/242. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos