A tarefa na Teoria da Objetivação: um olhar a partir de pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id682

Palavras-chave:

Teoria da Objetivação, Tarefa, Teoria Histórico-Cultur

Resumo

A Teoria da Objetivação (TO) apresenta-se como uma possibilidade para compreender o processo de ensino e aprendizagem de Matemática que se sustenta nos princípios do materialismo histórico-dialético, que possui como uma de suas bases epistemológica a Teoria da Atividade de Leontiev (1988) e toma como elemento de análise a atividade da sala de aula que se materializa por meio das tarefas. Com a intencionalidade de analisar o papel que ocupam as tarefas nas pesquisas fundamentadas na TO em âmbito nacional desenvolveu-se esse estudo de cunho teórico-narrativo. Como escopo do estudo foram selecionadas 19 pesquisas, sendo 11 dissertações e 8 teses, em um novo filtro, separou-se 8 destas para uma análise detalhada das tarefas. Ao final do estudo foi possível perceber que muitos pesquisadores organizam e pensam nas tarefas pautando-se no grau de complexidade destas ou no nível de motivação que os estudantes terão para resolve-las. Percebeu-se também que há diferentes compreensões pelos pesquisadores de como é possível desenvolver as tarefas para proporcionar o labor conjunto e os processos de objetivação do conhecimento.

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Biografia do Autor

Anderson Minosso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Stephanie Díaz-Urdaneta, Associação Aprender en Red

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná.

Maria Lucia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

12-08-2022

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Como Citar

MINOSSO, Anderson; DÍAZ-URDANETA, Stephanie; PANOSSIAN, Maria Lucia. A tarefa na Teoria da Objetivação: um olhar a partir de pesquisas brasileiras. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022053, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id682. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/42. Acesso em: 27 abr. 2024.