Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos

Autores

  • Marcia Cristina Ribas mribas21@hotmail.com
    Unicentro
  • Marcio André Martins mandre@unicentro.br
    Unicentro

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Inclusão

Resumo

Este trabalho tem como objetivo destacar as contribuições da Modelagem Matemática na Educação Matemática em abordagens pedagógicas com estudantes surdos, tendo como foco a promoção da autonomia, interação, criatividade e inclusão dos surdos, considerando a questão norteadora: que potencialidades são compreendidas da Modelagem Matemática com estudantes surdos na Educação Básica?  Neste sentido foram experimentadas ações em sala de aula, em acordo com as etapas propostas por Burak (2010). A partir da temática “confecção de roupas”, do interesse dos estudantes, a ação pedagógica totalizou 33 horas e foi possível constatar a valorização de aspectos visuais e o incentivo à participação discente e à pesquisa em que o papel docente assumiu um caráter de orientação e colaboração. 

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Biografia do Autor

Marcia Cristina Ribas, Unicentro

Graduada em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Estadual do Centro Oeste /UNICENTRO (2002). Cursando Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN) na Universidade Estadual do Centro Oeste/ UNICENTRO. Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação do Paraná, SEED – PR.

Marcio André Martins, Unicentro

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000), mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no Departamento de Matemática e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN).

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Publicado

01-09-2018

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Como Citar

RIBAS, Marcia Cristina; MARTINS, Marcio André. Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 20, p. 432–444, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/243. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos

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