Modelagem Matemática como apoio ao ensino e aprendizagem de função quadrática

Autores

  • Silvana Costa Silva scostasilva30@gmail.com
    Instituto Federal da Bahia – IFBA Vitória da Conquista
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga betefreitas.m@bol.com.br
    Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Flaviana dos Santos Silva flavianadss@gmail.com
    Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Aprendizagem Matemática, Função Quadrática

Resumo

O presente artigo apresenta-se como parte de uma pesquisa mais ampla que tem por objetivo analisar as possíveis contribuições da Modelagem Matemática à aprendizagem de Função Quadrática. A pesquisa teve abordagem qualitativa intervencionista e fundamentou-se nos princípios da Modelagem Matemática, foi realizada no período de 2016 e 2017. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 30 alunos de um curso Técnico Integrado ao Médio de uma Escola Federal do município de Vitória da Conquista/BA. Na proposta intervencionista de ensino, composta por 11 encontros, os alunos foram estimulados a formular e analisar seus próprios modelos matemáticos. Durante a intervenção, foi aplicado um roteiro de atividade com o intuito de implementar a Modelagem Matemática e validar o modelo construído. Para análise destaca-se três categorias: percepção e apreensão; compreensão e explicitação; e significação e expressão, originária dos estudos sobre Modelagem Matemática. Os resultados evidenciaram que a atividade permitiu aos estudantes construírem o conceito de Função Quadrática, mesmo que de maneira informal, assim como a posicionarem enquanto indivíduos atuantes nesse processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Silvana Costa Silva, Instituto Federal da Bahia – IFBA Vitória da Conquista

Possui graduação em licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2006). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2018). Professora de Matemática do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Vitória da Conquista/Ba. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM), coordenado pelo prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant'Ana.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação - Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Possui experiência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Ilhéus, Bahia, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM_UESC). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMDiC).

Flaviana dos Santos Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação: Currículo - PUC/SP (2014) com período Sanduiche na Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Educação (2007) e licenciada em Matemática (2002) pela FCT/UNESP. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Ilhéus/Bahia atuando como docente nos cursos de graduação e pós-graduação. É coordenadora da área de Matemática no PIBID e coordenadora de projetos de pesquisa e de ensino na UESC. Entre os anos de 2008 a 2010 foi coordenadora adjunta UAB do NEAD-UESC; e entre 2014 a 2016 atuou como coordenadora de Tutoria no curso de Especialização em Gestão Pública Municipal a distância UAB-NEAD/UESC.Foi docente no Instituto de Ensino Superior de Presidente Prudente IESPP/UNIESP durante os anos de 2005 a 2007 e tutora no projeto de Inclusão Digital da Rede do Saber de São Paulo em parceria com a Casa Civil - SP, Instituto Tecnológico da USP - IPT - USP e Fundação Vanzoline de SP em turmas do curso de informática Básica no período de 2004 a 2006. Foi bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford.

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Publicado

01-01-2019

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Como Citar

SILVA, Silvana Costa; FREITAS MADRUGA, Zulma Elizabete de; SANTOS SILVA, Flaviana dos. Modelagem Matemática como apoio ao ensino e aprendizagem de função quadrática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 21, p. 101–118, 2019. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/234. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática