Um estudo sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na aula de matemática

Autores

  • Gabriela Gomes Ribeiro gabigr16@hotmail.com
    Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Eliane Matesco Cristovão limatesco@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino de Matemática, Equações

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de conclusão de curso, realizada pela primeira autora e orientada pela segunda, que buscou compreender as possibilidades e limites da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na aula de matemática. Para tanto, tomou como objeto de estudos os efeitos de um plano de aula sobre equações do primeiro grau, elaborado para promover a inclusão de dois alunos com TEA em uma turma regular do 7º ano de uma escola pública localizada na cidade de Itajubá-MG. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, adotou o diário de campo, o portfólio de estágio, gravações em áudio e as produções dos alunos com TEA como instrumentos de coleta de dados. Enquanto se realizava um levantamento bibliográfico sobre a temática, foram acompanhadas as aulas de matemática da turma e as atividades desenvolvidas com os dois estudantes público alvo da educação especial (EPAEE), um com TEA e outro com TEA e também Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), na sala de recursos da própria escola. Esta dupla imersão, na teoria e na prática, visou buscar indicativos sobre a abordagem mais adequada para promover a inclusão de alunos, e também facilitar o estabelecimento de uma parceria com os professores. Para compreender, na prática, as possibilidades e limites da inclusão de alunos com TEA nas aulas de Matemática, buscou-se analisar indícios do que os alunos aprenderam e das interações que eles estabeleceram com os colegas durante a realização do plano de aula elaborado. A pesquisa mostrou que estratégias diferenciadas, pautadas no uso de materiais concretos e jogos, especialmente quando pensados a partir das aptidões e interesses dos alunos com TEA, auxiliam no processo de aprendizagem tanto destes alunos quanto dos demais, despertando seu interesse e motivação, e propiciando uma aprendizagem significativa. Também foi possível observar que, em diversos momentos, os alunos se sentiram inseridos com seus pares, devido às tentativas de promover atividades que priorizam a convivência, em detrimento do trabalho isolado do aluno, porém nem sempre essa mostrou ser a melhor estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Gomes Ribeiro, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Itajubá, Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Professora da Educação Básica da rede Estadual, em Itajubá-MG e integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP).

Eliane Matesco Cristovão, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Doutora em Educação, Mestre em Educação Matemática e Licenciada em Matemática, todos pela Unicamp. Professora adjunta do Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá e coordenadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP).

Referências

ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Transtorno do Espectro Autista. In: ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. DSM-V: Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 2014. P. 50-56.

ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. In: ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. DSM-V: Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 2014. P. 59-65.

BASSANI, C. S. A síndrome de Down e as dificuldades de aprendizagem. São Paulo: EDITORA, 2012.

BOSA, C. Autismo: atuais interpretações para antigas observações. In: BAPTISTA, C. R.; BOSA C.; (Org.). Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre, Editora Artmed, 2007. p. 21- 40.

Caderno do professor: matemática, ensino fundamental 6ª série/ 7° ano, volume 2 /Secretaria da Educação; São Paulo: SEE, 2017.

Caderno do aluno: matemática, ensino fundamental 6ª série/ 7° ano, volume 2 /Secretaria da Educação; São Paulo: SEE, 2017.

CALIMAN, L. V. O TDAH: entre as funções, disfunções e otimização da atenção. In: Psicologia em estudo, Maringá, v. 13, n. 3, 2008.

CRISTOVÃO, E. M. De uma relação Matemática a uma reflexão sobre ensino de Equações. Educação Matemática em Revista, p. 14-21, 2013.

DONVAN, J.; ZUCKER, C. Outra sintonia: A História do Autismo. Companhia da Letras, 2017.

FIORENTINI, D.; FERNANDES, F. L. P.; CRISTOVÃO, E. M. Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. In: Seminário Luso-brasileiro: Investigações matemáticas no currículo e na formação de professores, 2005, Lisboa. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/seminario_lb.htm. Acesso em: 01 novembro 2017.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP. Autores Associados, 2006.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, v. 4, n. 7, 1990.

FLEIRA, R C. Intervenções pedagógicas para a inclusão de um aluno autista nas aulas de matemática: um olhar vygotskyano. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2016.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. Autores Associados, 2010.

MACÊDO, L. M. de S. Professores de matemática nas trilhas do processo ensino e aprendizagem de crianças com TDAH. 2016. 143f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campina Grande, 2016.

MATTOS, P. No mundo da lua: perguntas e respostas sobre transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças adolescentes e adultos. ABDA, 2014.

MELO, C. C. S de. Estratégias pedagógicas direcionadas ao aluno com autismo no ensino fundamental. Monografia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2016.

MOREIRA, G. E. Representações sociais de professoras e professores que ensinam Matemática sobre o fenômeno da deficiência. 2012. 202f. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, São Paulo, 2012.

PIRES, C. M. C. et. al. Experiências matemáticas 7ª série. 1ª ed, São Paulo, 1996. p. 17-47.

RIBEIRO, G. G. Um estudo sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na aula de matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Instituto de Matemática e Computação, Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, 2017 114. p. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1EYPYPmLV7Ia_V0dQzT92vr3ZNvqfcmpo/view?usp=sharing. Acesso em 10/03/2018.

RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. In: RODRIGUES, D. (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. Editorial. São Paulo: Summus, 2006. p. 299-318.

RUSSO, A. M. A contribuição da Khan Academy na aprendizagem de conteúdos Matemáticos: uma proposta para alunos com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH. 2016.193f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, São Paulo, 2016.

SACKS, O. Um antropólogo em Marte. In: SACKS, O. Um antropólogo em Marte: sete histórias paradoxais. Editora Companhia das Letras, 2006. p. 167-198.

SILTRÃO, K. S.; CRISTOVÃO, E. M. Investigação Matemática: Dificuldades encontradas por uma professora iniciante. São Carlos: Cadernos da Pedagogia, 2000.

SILVA, M. do R. Dificuldades enfrentadas pelos professores na educação inclusiva. 2012. 54f. Monografia (Curso de Especialização) – Faculdade UAB/UNB, Santa Maria, 2012.

SUPLINO, M. H. F. de O. Inclusão escolar de alunos com autismo. Petrópolis: Vozes, 2009.

TAKINAGA, S. S. Transtorno do espectro autista: contribuições para a educação matemática na perspectiva da teoria da atividade. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, São Paulo, 2015.

TAKINAGA, S. S. Autismo: Contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. In: MARINQUE, A.L; MARANHÃO, M. C. S. de A; MOREIRA, G. E. Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Formação de professores, volume I. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. p. 121-133.

Downloads

Publicado

01-09-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 70     PDF downloads: 36

Como Citar

RIBEIRO, Gabriela Gomes; CRISTOVÃO, Eliane Matesco. Um estudo sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na aula de matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 20, p. 503–522, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/247. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)