O professor que desenvolve Modelagem Matemática: uma compreensão filosófica e epistemológica

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id756

Palavras-chave:

Epistemologia, Filosofia da Educação Matemática, Formação de professores

Resumo

Este artigo interroga quem é o professor, em sentido filosófico-epistemológico, que desenvolve Modelagem Matemática na Educação Matemática. Ao contrário do que se possa pensar, não buscamos por perfis específicos, superficiais, mas investigar a fundo, os aspectos que constituam o pronome quem, o qual remete, numa acepção primária, à que pessoa. Assim, discutir esses aspectos requer admitir algumas dimensões de sua constituição como o contexto formativo, profissional, sociocultural, histórico e epistemológico deste que desenvolve Modelagem Matemática na Educação Matemática. Aquilo que é por nós interrogado, pode assim ser redigido: Quem é este “quem” que desenvolve Modelagem Matemática na Educação Matemática? Aqui, especificamente, buscamos refletir sobre as diferentes dimensões filosóficas envolvidas, na escolha da pessoa que desenvolve Modelagem. Para tanto, perquirimos leituras que lançam luzes sobre os diferentes modos de compreender este “quem” e seus diferentes modos de se mostrar. As principais variantes discutidas neste artigo esclarecem a possibilidade de ver o professor como sujeito, indivíduo, pessoa e cidadão. Desta abertura, podemos afirmar que a argumentação aqui realizada fomentará discussões na formação inicial e continuada de professores de Matemática e poderá contribuir para a compreensão de aspectos relevantes na elaboração de propostas, modelos e/ou programas de formação do professor de Matemática.

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Biografia do Autor

Elhane de Fatima Fritsch Cararo, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO

Doutoranda em Educação Matemática (UNIOESTE). Professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) e Secretaria do Estado do Paraná (SEED), Guarapuava, Paraná, Brasil.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor Adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências E Educação Matemática – PPGECEM (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil. 

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Publicado

01-01-2023

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Como Citar

FRITSCH CARARO, Elhane de Fatima; KLÜBER, Tiago Emanuel. O professor que desenvolve Modelagem Matemática: uma compreensão filosófica e epistemológica. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, p. e023081, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id756. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/25. Acesso em: 27 abr. 2024.