Investigações Matemáticas na Educação Matemática: uma experiência na formação inicial de professores

Autores

  • Paulo Wichnoski wichnoski@gmail.com
    Faculdade de Ampére
  • Tiago Emanuel Klüber tiagokluber@gmail.com
    UNIOESTE

Palavras-chave:

Investigações Matemáticas, Formação de Professores, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho é oriundo do estágio docente do primeiro autor, orientado pelo segundo no decorrer do mestrado. O objetivo é compartilhar a experiência tida com a Investigação Matemática na formação inicial de professores de matemática e ensejar entre os professores do ensino básico e formadores de professores discussões possíveis. As reflexões efetuadas vêm reforçar a ideia da não linearidade (teórica e prática) nos processos de formação de professores, bem como da presença de elementos epistemológicos e práticos relacionados à Investigação Matemática; da experiência com práticas de aula e de (re)formulação de tarefas.

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Biografia do Autor

Paulo Wichnoski, Faculdade de Ampére

Graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. Professor do curso de matemática da faculdade de Ampére. Nas atividades de pesquisa, dedica-se à Investigação Matemática na Educação Matemática e a formação de professores de matemática. Nas atividades de docência, ministra aulas de cálculo diferencial e integral I e II, álgebra vetorial e geometria analítica.

Tiago Emanuel Klüber, UNIOESTE

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (Ensino), UFSC. Docente do Colegiado de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEn, Foz do Iguaçu, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.

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Publicado

01-01-2018

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Como Citar

WICHNOSKI, Paulo; KLÜBER, Tiago Emanuel. Investigações Matemáticas na Educação Matemática: uma experiência na formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 18, p. 69–83, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/275. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos