Relatando a experiência de uma oficina sobre quadriláteros

Autores

  • Amanda Chaves Santos amandasantos-0929@hotmail.com
    UESB
  • Ana Paula Perovano apperovano@uesb.edu.br
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Geometria, Quadriláteros, Oficina

Resumo

Este texto visa descrever e apresentar os resultados de uma oficina sobre os quadriláteros e suas propriedades, realizada com uma turma de calouros do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior da Bahia, como parte de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Nosso objetivo, ao desenvolver essa atividade, foi trabalhar com as dificuldades apresentadas no questionário, aplicado anteriormente como parte integrante do TCC. Os quadriláteros são, possivelmente, o conteúdo mais conhecido dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, mas, ainda assim, os alunos apresentam dificuldades nesse conteúdo. Durante a aplicação de um dos instrumentos de coleta de dados do TCC, muitos alunos comentaram que não se lembravam do conteúdo ou que não o havia estudado na Educação Básica. Esses comentários motivaram-nos a ofertar uma oficina sobre este conteúdo a estes alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Chaves Santos, UESB

Licenciada em Matemática Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Campus Vitória da Conquista – UESB/VC. Integrante “Grupo de Estudos em Educação Matemática” (GEEM/UESB).

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Campus Vitória da Conquista – UESB/VC. Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Integrante “Grupo de Estudos em Educação Matemática” (GEEM/UESB) e “Refletir, Planejar, Agir, Refletir em Educação Matemática: Uma espiral dialética para a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos” (REPARE em EdMat/UESC).

Referências

BARBOSA, João Lucas Marques. Geometria Euclidiana Plana. 1.ed. SBM, 1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigações em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos – Campinas, SP: Autores Associados, 2006 – Coleção formação de professores.

LEIVAS, José Carlos Pinto. Geometria com tecnologia na formação inicial e continuada do professor de matemática. In: Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas. Editora IPR, Santa Cruz do Sul, 2012.

LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista

- Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBM, ano 3, nº. 4, p. 3-13, 1°sem. 1995.

LORENZATO, Sérgio. Como aprendemos e ensinamos geometria. In: LORENZATO, S. Aprender e ensinar geometria. Campinas. SP: Mercado das Letras, 2015. Série Educação Matemática.

MENEZES, Luís. M; et al.. In. Martinho, M. H., et al. (Eds.) Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga: APM., (2014). pp. 243–26.

RÊGO, Rogéria G. do; RÊGO, Rômulo. M. do; VIEIRA, Kleber. M. Laboratório de ensino de Geometria. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 – Coleção formação de professores.

REZENDE, Eliane Quelho Frota; QUEIROZ, Maria Lúcia Bontorim. Geometria euclidiana plana e construções geométricas. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2000.

TINOCO, Lucia. A. de A. Geometria Euclidiana: resolução de problemas. 2.ed. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, Projeto Fundão, 2011.

Publicado

01-09-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 30    

Como Citar

SANTOS, Amanda Chaves; PEROVANO, Ana Paula. Relatando a experiência de uma oficina sobre quadriláteros. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 20, p. 629–639, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/254. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática