Relatando a experiência de uma oficina sobre quadriláteros

Autores/as

  • Amanda Chaves Santos amandasantos-0929@hotmail.com
    UESB
  • Ana Paula Perovano apperovano@uesb.edu.br
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palabras clave:

Geometria, Quadriláteros, Oficina

Resumen

Este texto visa descrever e apresentar os resultados de uma oficina sobre os quadriláteros e suas propriedades, realizada com uma turma de calouros do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior da Bahia, como parte de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Nosso objetivo, ao desenvolver essa atividade, foi trabalhar com as dificuldades apresentadas no questionário, aplicado anteriormente como parte integrante do TCC. Os quadriláteros são, possivelmente, o conteúdo mais conhecido dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, mas, ainda assim, os alunos apresentam dificuldades nesse conteúdo. Durante a aplicação de um dos instrumentos de coleta de dados do TCC, muitos alunos comentaram que não se lembravam do conteúdo ou que não o havia estudado na Educação Básica. Esses comentários motivaram-nos a ofertar uma oficina sobre este conteúdo a estes alunos.

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Biografía del autor/a

Amanda Chaves Santos, UESB

Licenciada em Matemática Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Campus Vitória da Conquista – UESB/VC. Integrante “Grupo de Estudos em Educação Matemática” (GEEM/UESB).

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Campus Vitória da Conquista – UESB/VC. Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Integrante “Grupo de Estudos em Educação Matemática” (GEEM/UESB) e “Refletir, Planejar, Agir, Refletir em Educação Matemática: Uma espiral dialética para a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos” (REPARE em EdMat/UESC).

Citas

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Publicado

2018-09-01

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Cómo citar

SANTOS, Amanda Chaves; PEROVANO, Ana Paula. Relatando a experiência de uma oficina sobre quadriláteros. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 15, n.º 20, p. 629–639, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/254. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Práticas e Histórias de aulas de Matemática