A importância das concepções acerca da formação e prática docente por professores que ensinam matemática

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DOI:

10.37001/remat25269062v20id778

Palavras-chave:

Concepções, Professores que ensinam Matemática, Crenças

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo geral contribuir para a compreensão das concepções sobre formação e prática docente por professores que ensinam Matemática (licenciados em Matemática e em Pedagogia) como subsídio para discussões ao campo da Educação Matemática. Para tanto, elenca-se os seguintes objetivos específicos: (i) a compreensão de concepção e crença (ii) o que as pesquisas sobre a concepção de professores que ensinam Matemática revelam e (iii) como a compreensão da concepção de professores que ensinam Matemática sobre sua formação e prática docente podem oferecer subsídios para futuras discussões para o campo de pesquisa. De abordagem qualitativa e por meio de Análise do Conteúdo, busca-se alcançar os objetivos previstos. A partir do referencial teórico, apresenta-se como resultado a relevância em se compreender como pensam e em que acreditam os professores que ensinam Matemática e a possibilidade em se propor reflexões relacionadas ao que se ensina, como se ensina e a quem se ensina. Conhecer suas concepções permite entender de que maneira elas interferem no ensino e aprendizagem dos alunos, bem como possibilita trabalhar com o professor um (re)pensar sobre sua prática. Assim sendo, o estudo das concepções torna-se imprescindível a todos que, direta ou indiretamente, estão ligados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Nesse contexto, examinar as concepções de professores é buscar seus entendimentos nessa relação de ensino e aprendizagem matemática com vistas a propor ações que garantam uma prática mais eficiente do ponto de vista dos conhecimentos e saberes relacionados à Matemática e seu ensino.

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Biografia do Autor

Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente, SP. Professor Coordenador de Área de Matemática e suas Tecnologias na Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS).

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Publicado

01-01-2023

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Como Citar

RODRIGUES DE OLIVEIRA, Kelvin Rafael. A importância das concepções acerca da formação e prática docente por professores que ensinam matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, p. e023082, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id778. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/26. Acesso em: 27 abr. 2024.