O processo de ensino e aprendizagem do conceito de perímetro por meio do jogo Tangram sob a ótica da teoria da Aprendizagem Significativa: um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, tangran, jogos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo favorecer a aprendizagem significativa de alunos do 6º ano do ensino fundamental quanto ao conceito do ensino de perímetro. Nosso aporte teórico está pautado na teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel, na qual tem o intuito de auxiliar o professor a tornar suas aulas mais atrativas, ou seja, menos mecânicas.  Além disto, serve como aporte para que professor possa organizar suas aulas e identificar os conhecimentos prévios dos alunos percebendo as lacunas existentes de conhecimentos que os alunos possuem, mediante um conteúdo.  Abordamos uma metodologia qualitativa com caráter exploratório. Participaram deste trabalho 32 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no Município de São Vicente Férrer/PE. Neste trabalho, utilizamos uma oficina denominada:, o tangram: aprendendo perímetro por meio de um jogo matemático. Esta vivência foi mediada por meio de dois momentos. A primeira a partir de maneira teórica respaldando-se na explicação do conceito de perímetro. Já no segundo momento nos detemos na explicação das regras do jogo tangram (Modelo Tradicional Chinês), realizando nesta etapa um exercício contemplando seis questões. De acordo com as discussões em sala de aula com os alunos referente ao conceito de perímetro notamos que aconteceu indícios de uma aprendizagem significativa. A princípio apenas 4 alunos de uma turma composta por 32 alunos concebiam conhecimentos prévios quanto ao conceito de perímetro. Desta forma, trabalhamos a oficina para oportunizar uma aprendizagem significativa no conceito de perímetro que por sua vez significa a soma dos contornos das figuras.  Diante de nossas análises, podemos verificar que houve avanços de conhecimentos nos 4 alunos que detinham conhecimentos prévios quanto o conceito de perímetro. E, aqueles que não apresentaram definições do conteúdo também evoluíram no que se refere ao estudo do conceito do perímetro. Enfatizamos que o jogo tangram foi utilizado como um material potencialmente significativo no processo de ensino e aprendizagem como meio de facilitar a compreensão e percepção dos alunos frente ao novo conhecimento matemático. Portanto, ressaltamos que a aprendizagem significativa ocorreu o que se refere ao estudo do conceito de perímetro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BORGES, N. L. Uma experiência no ensino de área e perímetro de figuras planas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática. 2010.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

DESLANDES, S. F. et al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.

FRANCISCO JÚNIOR, W. E.; OLIVEIRA, A. C. G. Oficinas pedagógicas: Uma proposta para a reflexão e a formação de professores. Nova Escola. São Paulo, 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARTINS, A. C. P.; MARQUES, G. S. ; RAMOS, J. C. B. O ensino da geometria por meio do tangram no 9º ano do ensino fundamental. Amapá, 2015.

MOREIRA, M.A. O que é afinal aprendizagem significativa? La Laguna, Espanha, 2012.

PAVIANI, N. M. S.; FONTANA, N. M. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, v. 14, n. 2, mai./ago., 2009.

PERNAMBUCO, SEDUC. Parâmetros Curriculares de Matemática para a Educação Básica de Pernambuco. Recife: SEDUC, 2012.

RIBEIRO, R. Material concreto: um bom aliado nas aulas de matemática. Nova Escola. São Paulo, 2005.

SANTOS, J. A. S. Problemas de ensino e de aprendizagem em perímetro e área: um estudo de caso com professores de matemática e alunos de 7ª série do ensino fundamental. Faculdade De Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação. São Paulo. 2011.

SMOLE, K. S.; DINIZ M. I.; CÂNDIDO, P. Figura e Formas. Porto Alegre, Artmed, 2003.

SOUZA NETO, E. G.; SILVA, G. O.; TEIXEIRA FILHA, A. A. O conceito de área e perímetro de figuras planas para os alunos do 9º ano do ensino fundamental. In: VIII EPBEM: Encontro Paraibano em Educação Matemática, 2014. Anais...Campina Grande, 2014.

Downloads

Publicado

01-07-2017

Métricas


Visualizações do artigo: 61     PDF downloads: 21

Como Citar

FERREIRA PACHÊCO, Franklin Fernando; PACHÊCO, Gisele Ferreira. O processo de ensino e aprendizagem do conceito de perímetro por meio do jogo Tangram sob a ótica da teoria da Aprendizagem Significativa: um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 14, n. 17, p. 198–210, 2017. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/286. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos