Grupo colaborativo contribuindo para a formação dos licenciandos em matemática

Autores

  • João Paulo Attie jpattie@mat.ufs.br
    Departamento de Matemática- Universidade Federal de Sergipe.
  • Juliene Santos Oliveira juliennesantos7@gmail.com
    Instituto Federal de Sergipe
  • Tiago de Jesus Souza thiagoitaporanga@hotmail.com
    Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Grupo Colaborativo, PIBID–Matemática, Ensino de Matemática, Educação Matemática

Resumo

Neste trabalho, descreve-se, de início, as dificuldades na formação para a carreira de professor de Matemática, abordando algumas características e problemas da fase inicial da docência, especialmente a grande distância entre o que é estudado e exigido no curso de licenciatura e a realidade da vida profissional. Este artigo pretende mostrar de que formas a participação em um grupo colaborativo pode contribuir, na formação do futuro docente, para minimizar algumas das dificuldades existentes nos primeiros contatos com a vida profissional. Como exemplo, testemunhamos o desenvolvimento de um grupo colaborativo no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID–Matemática) da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados apontam para significativas contribuições, devidas à participação nesse grupo, para todos os integrantes, diminuindo assim este distanciamento entre a realidade da academia e a realidade escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Paulo Attie, Departamento de Matemática- Universidade Federal de Sergipe.

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de SãoPaulo (FEUSP). Professor Adjunto no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe (DMA-UFS). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática Inclusiva.

Juliene Santos Oliveira, Instituto Federal de Sergipe

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Tradutora/Intérprete de LIBRAS no Instituto Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Matemática Inclusiva.

Tiago de Jesus Souza, Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Professor do Colégio Equipotência.

Referências

ARAÚJO, E. S. A aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente sob as luzes da perspectiva histórico-cultural. IN: XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais do XII ENDIPE, p. 3507-3518. 2004.

BOLZAN, D. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Fundação CAPES. Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência: PIBID. Brasília, 2007.

DAMASCENO, I. C. Sentidos e Significados de Ensinar Matemática nos Anos Iniciais: Reflexão Crítica e Colaborativa de Práticas Educativas. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2013. 170 p. (Dissertação de Mestrado).

DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, Curitiba, n. 31, p. 213-230, 2008.

FERREIRA, A. C. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. IN: FIORENTINI (Org.). Formação de professores de matemática: explorando caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 19-50.

HARGREAVES, A. Changing teachers, changing times: Teacher's work and culture in the postmodern age. New York: Teachers College Press, 1994.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. IN: NÓVOA, António (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, número 4. (Coleção Ciências da Educação), 1997, p. 31-61.

PACHECO, J. A. e FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, Coleção Escola e Saberes, n°16, 1999.

PONTE, J. P., GALVÃO, C., TRIGO-SANTOS, F., OLIVEIRA, H. O início da carreira profissional de professores de Matemática e Ciências. Revista de Educação, 10(1), p. 31-46, 2001.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Métricas


Visualizações do artigo: 25     PDF downloads: 8

Como Citar

ATTIE, João Paulo; OLIVEIRA, Juliene Santos; SOUZA, Tiago de Jesus. Grupo colaborativo contribuindo para a formação dos licenciandos em matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 14, n. 16, p. 93–101, 2017. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/296. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos