A instituição de grupos colaborativos como ambiente para a formação na docência

Autores

  • Leila Pessôa Da Costa dacosta.leila@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Regina Maria Pavanello reginapavanello@hotmail.com
    UEM - Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Grupos colaborativos, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Números e Operações, Educação Matemática

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa cujo objetivo foi investigar possíveis contribuições de um processo colaborativo para a aprendizagem e a prática docente de professoras de 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental (EF) com referência ao conteúdo Números e Operações (NO). Participaram da investigação dez professores atuantes, nesses anos do ensino, em duas escolas da rede municipal de uma cidade da região noroeste do Paraná. Foram utilizados para a análise e reflexão do processo de ensino e de aprendizagem dados coletados em entrevista inicial e final, observações em sala de aula, análise de materiais utilizados pelas professoras e pelos alunos, e documentos administrativos e pedagógicos que subsidiam o trabalho escolar. O processo de reflexão em grupo ocorreu em diferentes momentos - horas atividades (HAs), intervalos de aula, em sala de aula e no contra turno - a partir da produção dos alunos sobre o tema. A análise do processo empreendido constatou o aprofundamento dos seus saberes das professoras relativo ao tema NO, a produção de mudanças em sua prática e na sua concepção sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leila Pessôa Da Costa, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), especialização em Supervisão Escolar e Psicopedagogia Institucional. Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (2006). Bolsista de Doutorado Sanduíche no exterior pela CAPES na Escola Superior de Educação de Lisboa (2013/2014). Doutorado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática na Universidade Estadual em Maringá (2015). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na Formação de Professores da Educação Básica na área de Educação (Didática, Prática de Ensino e Alfabetização) e na Educação Matemática com Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Coordena o 

o GEPEME – Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática Escolar.  

Regina Maria Pavanello, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemátca pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientae (1964), Especialização em Estatística pela Faculdade de
Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientae (1965), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é Professora Pesquisadora aposentada da Universidade Estadual de Maringá, Revisora dos periódicos: Zetetike (UNICAMP); Acta Scientarum (UEM); Ciência e Educação (UNESP-Baurú); Bolema (UNESP - Rio Claro. Impresso); Educação Matemática Pesquisa (Impresso); Perspectivas da Educação Matemática; Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso); Revista Paranaense de Educação
Matemática e Pró-Posições (UNICAMP. On-line).  Tem experiência na área da educação com ênfase em Educação Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: cognição e desenvolvimento cognitivo, noções geométricas, comunicação em matemática. Integra o GEPEME – Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática Escolar.
 

Referências

APM – Associação de Professores de Matemática. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Trad. Dos Principles and Standards for School Mathematics do National Council of Teachers of Mathematics (NCTM), 2000. Lisboa, 2008.

CENTURIÓN, Marília. Conteúdo e Metodologia da Matemática: Números e Operações. São Paulo: Scipione, 1994.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

DA COSTA, Leila Pessôa. Algumas considerações acerca da didática e da educação matemática na educação básica. In: Anais da Jornada de Didática - o ensino como foco, I e Fórum de professores de didática do Estado do Paraná, I, 2012, Londrina: UEL, p. 121-139.

FAYOL, Michel. Numeramento: aquisição das competências matemáticas. Traduzido por: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. RJ: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1987.

GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1995.

GUSKEY, Thomas R. Professional Development and Teacher Change. Teachers and Teaching, 8:3, 381 — 391, 2002.

LERNER, Délia; SADOVSKY, Patricia. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, Cecília; SAIZ, Irma. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, pp. 73 – 155.

MATOS, João Filipe. Matemática, educação e desenvolvimento social: questionando mitos que sustentam opções actuais em desenvolvimento curricular em matemática. 2005. Disponível em: < www.educ.fc.ul.pt/docentes/jfmatos/comunicacoes/jfm_seminario_pa.pdf>. Acesso em: 22 out 2014.

MONEREO, Charles; GISBERT, David Duran. Tramas: procedimentos para a aprendizagem cooperativa. Porto Alegre: Artmed, 2005.

NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatus; BELLINI, Marta; PAVANELLO, Regina Maria. O ensino de Matemática e das Ciências Naturais nos anos iniciais na perspectiva da epistemologia genética. Curitiba: CRV, 2013.

VERGNAUD, G. La théorie de champs conceptuels. Recherches en Didactique de Mathématiques, 1990, vol 10, n°2.3, pp. 133-170. Pensée Sauvage: Grenoble, França.

VERGNAUD, Gérard. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: Editora UFPR, 2009.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1989.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989b.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Métricas


Visualizações do artigo: 33     PDF downloads: 21

Como Citar

COSTA, Leila Pessôa Da; PAVANELLO, Regina Maria. A instituição de grupos colaborativos como ambiente para a formação na docência. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 14, n. 16, p. 102–112, 2017. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/297. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos