A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia

Autores

  • José Marcos Lopes jmlopes@mat.feis.unesp.br
    Unesp - Ilha Solteira

Resumo

Apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa que procurou investigar quais recursos didáticos e  metodológicos eram utilizados no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, por cinco professoras do Ensino  Fundamental (1ª a 4ª séries), durante a realização do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – do Projeto Pedagogia  Cidadã da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Discutimos, com base em uma pesquisa  bibliográfica, como alguns conteúdos de Matemática deveriam ser tratados nesse nível de escolaridade para propiciar  aos alunos uma formação plena para o cidadão do século XXI. Apresentamos também, com base nos resultados da  investigação, se ocorreram ou não mudanças nas concepções das professoras sobre o que é Matemática e sobre o  Ensino de Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BATANERO, C.; GODINO, J. D.; NAVARRO‐PELAYO,V. Combinatorial reasoning and its assessment. In: GAL, I.; GARFIELD, J. B. (Ed.). The assessmentt challenge in statistics education. IOS Press, 1997. Disponível em: www.stat.auckland.ac.nz/~iase/publications/ assessbkref. Acesso em: 20 fev. 2009.

BORGO, C. R. P. Projetos na área de medida. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ‐ UNESP. Pedagogia cidadã: cadernos de formação ‐ educação matemática. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. p. 179‐182.

BORIN. J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: CAEM – IME, USP, 2004. 100p.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental – introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental – Matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997a.

BRITO, M. R. F.; CORREA, J. Divisão e representação no processo de solução de problemas aritméticos. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ‐ UNESP. Pedagogia cidadã: cadernos de formação ‐ educação matemática. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. p. 81‐90.

CHAUI, M. Para que filosofia? In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ‐ UNESP. Pedagogia cidadã: cadernos de formação – filosofia da educação. São Paulo: Ed. UNESP, 2003. p. 1‐12.

CURI, E. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación (Online). Publicação Eletrônica pela OEI, Madrid, v. 37/4, p. 01‐09, 2006.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2001. 120 p.

DUEA, J. et al. Resolução de problemas com o uso da calculadora. In: KRULIK. S.; REYS, R. E. (Org.). A resolução de problemas na matemática escolar. Tradução

de Hygino H. Domingues e Olga Corbo. São Paulo: Atual, 2003. p. 165‐176.

GRANDO, R. C. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino de matemática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 10, n. 12, p. 43‐50, 2007.

GRANDO, R. C.; FAZZION, M. F. Álgebra e geometria na resolução de um problema clássico em matemática: o problema dos cubos pintados. Revista de Educação Matemática, Catanduva, n. 6/7, p. 23‐26, 2001/2002.

KODAMA, H. M. Y. Jogos no ensino de matemática. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ‐ UNESP. Pedagogia cidadã: cadernos de formação ‐ educação matemática. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. p. 139‐146.

LOPES, J. M. Conceitos básicos de probabilidade com resolução de problemas. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, v. 59, p. 41‐45, 2006.

LOPES, J. M. Probabilidade condicional por meio da resolução de problemas. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, v. 62, p. 34‐38, 2007.

LOUREIRO, M. C. Calculadoras na educação matemática: uma experiência na formação de professores (Dissertação de Mestrado) – Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Lisboa, 1991.

MOURA, M. O. O jogo e a construção do conhecimento matemático. São Paulo: FDE, 1992. (Série Idéias, 10). ONUCHIC, L. R. Ensino‐aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1999. p. 199‐218.

PALMA FILHO, J. C. Cidadania e educação. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação – ética e cidadania. São Paulo: Ed. UNESP, 2003. p. 95‐112.

PENTEADO, M. G. Novos atores, novos cenários: discutindo a inserção dos computadores na profissão docente. In: BICUDO, M.A.V. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1999. p. 297‐313.

PIROLA, N.A.; NASCIMENTO, H.L.; BRITO, A. A. S. Atividades de geometria. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ‐ UNESP. Pedagogia cidadã: cadernos de formação ‐ educação matemática. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. p. 165‐178.

PIROLA, N. A.; BRITO, M. R. F. A formação dos conceitos de triângulo e de paralelogramo em alunos da escola elementar. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ‐ UNESP. Pedagogia cidadã: cadernos de formação ‐ educação matemática. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. p. 91108.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Primeira reimpressão. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciências, 1986.

POLYA, G. Sobre a resolução de problemas de matemática na high school. In: KRULIK, S.; REYS. R. E. (Org.). A resolução de problemas na matemática escolar. Tradução de Hygino H. Domingues e Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997. p. 1‐3.

PONTE, J. P. Matemática, insucesso e mudança: problema possível, impossível ou indeterminado? Aprender, n. 6, p. 10‐19, 1988.

PONTE, J. P. Concepções dos professores de matemática e processos de formação. Educação Matemática ‐ Temas de Investigação. Disponível em: <http://www.inf.unioeste.br/ rogerio/concepcoes‐educacao.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2010.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 151 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

TANCREDI, R. M. S. P. A matemática na educação infantil: algumas idéias. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ‐ UNESP. Pedagogia cidadã: cadernos de

formação ‐ educação matemática. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. p. 43‐60.

TAXA, F. O. S.; FINI, L. D. T. Currículo transversal e a matemática – intervenção do professor em solução de problemas. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ‐ UNESP. Pedagogia cidadã: cadernos de formação ‐ educação matemática. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. p. 6180, p. 153 ‐158.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP, PróReitoria de Graduação. Pedagogia cidadã: cadernos de formação – educação matemática. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. 183p.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP. Pedagogia cidadã: uma nova prática na formação do educador. São Paulo: Ed. UNESP, 2007. 321p.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ‐ UNESP. Projeto institucional pedagogia cidadã – PROGRAD. São Paulo (SP). Disponível em: www.sol.unesp.br. Acesso em: 03 mar. 2010.

Downloads

Publicado

01-01-2011

Métricas


Visualizações do artigo: 27     PDF downloads: 14

Como Citar

LOPES, José Marcos. A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 13, n. 15, p. 9–26, 2011. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/305. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos