Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade

Autores

  • José Marcos Lopes jmlopes@mat.feis.unesp.br
    Unesp - Ilha Solteira
  • Inocêncio Fernandes Balieiro Filho balieiro@mat.feis.unesp.br
    Unesp - Ilha Solteira

Resumo

Apresentamos neste artigo os resultados da aplicação de uma proposta didático‐pedagógica para o Ensino Médio,  que teve como ponto de partida para a construção dos conceitos básicos de probabilidade uma situação de jogo  associada à resolução de problemas. Trata‐se de uma pesquisa de intervenção na prática escolar com base na pesquisaação colaborativa. A proposta de ensino foi aplicada por três professoras em quatro salas do segundo ano do Ensino  Médio de uma escola pública de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil. O objetivo da pesquisa foi  investigar as percepções das professoras de Ensino Médio, sobre mudanças ocorridas em suas práticas na sala de aula  e também discutir o ensino e a aprendizagem de Probabilidade a partir do uso de jogos e resolução de problemas.

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Publicado

01-01-2011

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Como Citar

LOPES, José Marcos; BALIEIRO FILHO, Inocêncio Fernandes. Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 13, n. 15, p. 37–54, 2011. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/307. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos