Matemática e EJA: práticas docentes e sua conexão à dimensão pedagógica do Programa Etnomatemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id394

Palavras-chave:

Educação Matemática, EJA, Programa Etnomatemática

Resumo

O ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, EJA, constitui-se por diversos desafios enfrentados pelos docentes dessa disciplina. Não se trata apenas de lidar com alunos de maior faixa etária, mas, principalmente, de se considerar, tanto no planejamento quanto nas atividades de ensino, a trajetória de vida dos alunos repleta de saberes escolares e não escolares que são levados em seu reingresso à escola. Assim, a necessidade de contextualização dos conteúdos a serem estudados, a incorporação das diferentes expressões culturais dos alunos da EJA e a prática pedagógica fundamentada sobretudo em ações dialógicas podem vislumbrar possibilidades auspiciosas de aprendizagem. O Programa Etnomatemática é um campo fértil para a proposição de ações pedagógicas com as características acima expressas, pois leva em conta perspectivas e práticas matemáticas de indivíduos de diferentes grupos sociais e culturais nos quais suas ideias são consideradas e manifestadas. Este artigo tem como objetivo discutir as práticas docentes dos professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos e sua conexão à dimensão pedagógica do Programa Etnomatemática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa junto aos professores de Matemática atuantes nessa modalidade de ensino nas escolas públicas estaduais de Montes Claros, MG, Brasil, em que o levantamento de dados ocorreu por duas vias complementares. Inicialmente, 21 docentes responderam a um questionário semiestruturado e, em seguida, foram selecionados quatro dos respondentes anteriores para uma entrevista individual. Em termos analíticos, foi utilizada a Análise de Conteúdo Categorial que resultou na construção de três Categorias de Análise: 1) Saberes não escolares e diversidade cultural; 2) Prática pedagógica e Matemática na EJA; 3) Programa Etnomatemática e ações curriculares. Essas categorias analisadas conjuntamente revelaram uma relevante preocupação dos professores em pautar sua prática por diferentes mecanismos como identificação dos saberes não escolares, contextualização dos conteúdos e, segundo sua compreensão, ações curriculares em sintonia somente com as tendências em Educação Matemática conhecidas como Resolução de Problemas e História da Matemática. Entretanto, muitas dessas ações realizadas conectam-se à dimensão pedagógica do Programa Etnomatemática, embora o professor não se aperceba dessa conexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Jorge Francisco de Santana, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Educação pela UFVJM. Professor da UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil.

Adriana Assis Ferreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pela UFMG. Professora da UFVJM, Diamantina, MG, Brasil.

Roseli de Alvarenga Corrêa, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação Matemática pela UNICAMP. Professora aposentada da UFOP, Ouro Preto, MG, Brasil.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988, p. 1-124.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Câmara dos deputados, Brasília, DF, Série legislação, n. 130, 20 dez. 1996. p. 1-46.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 1 de 28 de maio de 2021-Documento referencial para Implementação das Diretrizes Operacionais de EJA nos Estados, Municípios e Distrito Federal. Brasília: Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, 2021.

CAREGNATO, Rita Catalino Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise do discurso versus análise de conteúdo. Revista Texto Contexto Enfermagem. Florianópolis, p. 679-684, out-dez. 2006.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, Matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005

FONSECA, Maria da Conceição F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

HADDAD, Sérgio. Tendências atuais na educação de jovens e adultos. Revista Em Aberto: Brasília, ano 11, n° 56, out./dez. 1992

JANUÁRIO, Gilberto. Currículo de Matemática da Educação de Jovens e Adultos: análise de prescrições na perspectiva cultural da Matemática. 2012. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

JUNIOR, Carlos Alberto da Silveira. Sala de aula invertida: por onde começar? Goiânia: Editora IFGO, 2020.

RODRIGUES, Márcio Urel. Análise de Conteúdo em Pesquisas Qualitativas na Área da Educação Matemática. Curitiba: Editora CRV, 2019.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Influências Etnomatemáticas em sala de aula: caminhando para a ação pedagógica. Curitiba: Appris, 2017.

Downloads

Publicado

19-11-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 78     PDF downloads: 76

Como Citar

SANTANA, José Jorge Francisco de; FERREIRA, Adriana Assis; CORRÊA, Roseli de Alvarenga. Matemática e EJA: práticas docentes e sua conexão à dimensão pedagógica do Programa Etnomatemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023099, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id394. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/394. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos