Atitudes, experiências e aprendizagens relacionadas à Matemática do adulto-futuro-professor na licenciatura em Pedagogia

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id686

Palavras-chave:

Psicologia da Educação Matemática, Experiência, Ensino, Atitudes em Matemática, Pedagogia

Resumo

Descrevemos resultados de uma dissertação de mestrado em que buscamos refletir acerca da formação de atitudes em relação à Matemática em um curso de licenciatura em Pedagogia. Para o presente texto, objetivamos apresentar as experiências constituídas para a aquisição de aspectos dos conteúdos matemáticos e a formação de atitudes positivas. A pesquisa enquadra-se nos estudos quali-quantitativos, de caráter descritivo-analítico, haja vista que tal abordagem permite ao pesquisador contato direto com o campo de produção de dados e o tratamento estatístico de informações computáveis/calculáveis. As informações pertinentes foram coligidas a partir da observação participante junto à 23 (vinte e três) alunas do 4º semestre de Pedagogia de uma Universidade pública. Neste contexto, convidamos o grupo de estudantes para responder uma "Escala de Atitudes" (AIKEN; DREGER, 1963) em relação à Matemática, desenvolvida, traduzida, testada, adaptada e validada por Brito (1996) e um questionário on-line, na perspectiva de identificar como a disciplina "Fundamentos e Metodologias do Ensino da Matemática" influenciou e/ou reforçou as "Atitudes" em Matemática. Os resultados apontam que as práticas desenvolvidas em sala e a abordagem metodológica conseguiram amenizar as dificuldades que inicialmente foram expostas pelas futuras professoras, o que é de grande importância visto o desafio do professor formador em uma disciplina de 68 horas. Com o término da investigação, podemos inferir que houve contribuição da formação inicial para o fortalecimento de uma crença de autoeficácia positiva das alunas.

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Biografia do Autor

Cíntia Raquel Ferreira Mercado de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Instituto de Matemática (INMA)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  (INMA/UFMS), Campo Grande; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí. É integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Doutor e Mestre em Educação pela FCT/UNESP, Presidente Prudente; Licenciado em Pedagogia pela UFMS, Câmpus Três Lagoas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar); Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFSCar); e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat/UFMS). Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

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Publicado

12-08-2022

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Como Citar

ALMEIDA, Cíntia Raquel Ferreira Mercado de; CIRÍACO, Klinger Teodoro. Atitudes, experiências e aprendizagens relacionadas à Matemática do adulto-futuro-professor na licenciatura em Pedagogia. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022055, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id686. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/44. Acesso em: 27 abr. 2024.