Trabalho Colaborativo e Escola de Tempo Integral: para onde os estudos nos orientam? (2008-2018)

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id309

Palavras-chave:

Bibliometria, Escola de Tempo Integral, Grupo Colaborativo, Educação Matemática

Resumo

Toma-se como objeto de análise, neste trabalho, um estudo bibliométrico dos periódicos indicados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) na última década (2008-2018). Para este fim, foram catalogados os artigos publicados nas revistas e identificou-se o periódico “Zetetiké” e “Revista Metáfora Educacional” para apresentação dos estudos sobre grupos colaborativos e escola de tempo integral, respectivamente. Além disso, na busca por respostas a questão geradora desta investigação não foi possível localizar a relação entre estas duas temáticas em um estudo específico do assunto, o que sinaliza para a importância de investimentos futuros dos pesquisadores na formação de trabalhos colaborativos que visem discutir a Educação Matemática no contexto do ensino integral. Conclui-se, assim, que para a efetivação dos princípios que regem tanto as diretrizes para a escola que se quer formar o aluno multidimensional quanto a implementação de práticas colaborativas, precisamos encarar estes dois pontos como políticas públicas educacionais emergentes.

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Biografia do Autor

Bruna Mendes Muniz, Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS, Curso de Pedagogia.

Mestre em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/IBILCE/InterUnidades - na linha de pesquisa "Educação Matemática". Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus de Naviraí (CPNV). Integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC), coordenado pelo Prof. Dr. Harryson Júnio Lessa Gonçalves; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Início da Docência e Ensino de Matemática (GEPIDEM/UFMS/CNPq) e do Grupo de Investigação Práticas Colaborativas em Educação Matemática (GIPCEM), ambos coordenados pelo Prof. Dr. Klinger Ciríaco. Atualmente é professora do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS - em disciplinas de Fundamentos e Metodologias para a Educação Infantil e da rede municipal de educação de Três Lagoas na escola Parque São Carlos. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase nos seguintes temas: "Formação de Professores que Ensinam Matemática" e "Organização e Desenvolvimento Curricular em Matemática".

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Ajunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Instituto de Matemática (INMA), Campo Grande-MS.

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atua como professor na Faculdade de Engenharia da UNESP, campus de Ilha Solteira, credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (FEIS/UNESP). É líder do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação - GEPAC da UNESP. 

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

MUNIZ, Bruna Mendes; CIRÍACO, Klinger Teodoro; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. Trabalho Colaborativo e Escola de Tempo Integral: para onde os estudos nos orientam? (2008-2018). Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020003, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id309. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/151. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos