Descrição comentada das pesquisas sobre História da Matemática e Tecnologias no Ensino de Matemática nos Anais do HTEM

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id478

Palavras-chave:

HTEM; Mapeamento; História da Matemática; Tecnologias Digitais.

Resumo

Na Educação Matemática tem se discutido, por um lado, que o uso de Informações Históricas do desenvolvimento de ideais e conceitos da Matemática podem potenciar a ação pedagógica dos professores para o ensino de matemática, por outro lado, também são atribuídas vantagens do uso de Tecnologias Digitais para potencializar essas práticas docentes. Neste trabalho, discutimos as possíveis contribuições presentes nos anais do Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática – HTEM, no intervalo de 2002-2013, onde caracterizamos os trabalhos publicados que tratam sobre Tecnologias Digitais e História da Matemática para o Ensino. Com o intuito de responder às seguintes questões: quais tecnologias, qual história da matemática, estão abordadas nos trabalhos? Com isto, apresentar-se um olhar sobre o que se tem publicado em relação ao ensino e aprendizagem da matemática no uso conjunto da História da Matemática e Tecnologias Digitais. Após análise emergiu de maneira predominante que os softwares de Geometria Dinâmica foram as tecnologias mais usadas nas pesquisas e experiências, de maneira a usar os mesmos para a representação e exploração gráfica de problemas e teoremas de tratados matemáticos antigos. Esse trabalho contribui, por um lado, para contar uma história sucinta do HTEM baseada nas informações dos anais e sites do evento, e por outro lado, para a disseminação das publicações, pois o HTEM foi um espaço para debater os primeiros estudos e pesquisas desenvolvidas no Brasil na constituição de uma tendência híbrida entre a História da Matemática e as Tecnologias para o Ensino da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66075-110.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5174-9148. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4358821746569093.

 

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66075-110.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2485-1059. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9964399535972053.

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Augusto Corrêa., 01, Guamá, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66075-110. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7910-1602. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4490674057492872.

Referências

ALMEIDA, Iolanda; LOPES, Andiara; GUSMÃO, Mariana de. Geometria dinâmica auxiliando na identificação da harmonia na obra de Tarsila do Amaral. In: VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). Recife, 2010.

BALDIN, Yuriko. Uma abordagem de ensino de problemas de geometria em nível básico com história e tecnologia. In: III Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). São Paulo, 2006.

BROLEZZI, Antonio Carlos. História da matemática no ensino superior. In: I Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). Rio de Janeiro, 2002.

CASTILLO, Luis Andrés. Contribuições de um ambiente virtual para a divulgação das pesquisas em história da matemática no Brasil. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

CURY, Helena Noronha; MOTTA, Carlos Eduardo Mathias. História e estórias da Matemática: Uma entrevista com Heron nos dias atuais. In: II Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). Rio de Janeiro, 2004.

DIAS, Ana Isabel. Interdisciplinaridade: um relato de experiência. In: III Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). São Paulo, 2006.

ESCHER, Marco Antonio; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. O cálculo e as tecnologias: perspectivas histórica e de ensino e aprendizagem. In: V Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). Recife, 2008.

GANI, Danusa Chini; BELFORT, Elizabeth. As ovais de Maxwell em geometria dinâmica. In: II Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). Rio de Janeiro, 2004.

GUIMARÃES, Luiz. Reflexões acerca do problema de Alhazen. In: II Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). Rio de Janeiro, 2004.

ISODA, M. Developing the curriculum for curves using history and technology. In W.-C. Yang, K. Shirayanagi, S.-C. Chu, G. Fitz-Gerald (Eds.), Electronic Proceedings of the 3rd Asian Tech- nology Conference in Mathematics (pp. 82–89), Anais [...], 1998.

JACYNTHO, Luiz Antônio; CARVALHO, Luiz Mariano. Atividades no geogebra sobre demonstrações de Arquimedes e Barrow. In: IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). Rio de Janeiro, 2008.

JANH, Ana Paula; BONGIOVANNI, Vincenzo. A geometria hiperbólica na formação inicial de professores de matemática: perspectiva histórica em um ambiente de geometria dinâmica. In: III Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). São Paulo, 2006.

LOPES, Silvana Marini. Uma demonstração a partir de exemplos, inspirada pela geometria dinâmica. In: II Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). Rio de Janeiro, 2004.

MACHADO, Benedito Fialho; MENDES, Iran Abreu. Vídeo-aula de história da matemática como possibilidade didática para a educação básica. In: V Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). Recife, 2008.

MATTOS, Francisco. Problemas clássicos e sua solução por dobraduras origami. In: I Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). Rio de Janeiro, 2004.

MENDES, Iran Abreu. Tendências da Pesquisa em História da Matemática no Brasil: A Propósito das Dissertações e Teses (1990 – 2010). Educação Matemática Pesquisa, v. 14, n. 3, p. 465–480, 2012.

MENDES, Iran Abreu. História da matemática no ensino: Entre trajetórias profissionais epistemológicas e pesquisas. 1a. ed. São Paulo: Livraria da Física/SBHMat, 2015.

MENDES, Iran Abreu. Uma História das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática. Projeto de Pesquisa - Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

MENDES, Iran Abreu. Flashes e Imagens das Produções nas Pesquisas em História da Matemática no Brasil: um cenário tecido em três décadas. In: A. COSTA, F. MATOS, R. SILVA (Org.). XII Encontro Paraense de Educação Matemática, Anais [...], Belém: SBEM-PA, 2019.

MENDES, Iran Abreu. História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas. COCAR, Bélem, v. Edição Esp, n. 14, p. 01–26, 2022.

MOMETTI, Antonio. Infinito potencial & infinito atual no ensino de cálculo diferencial integral. In: III Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). São Paulo, 2006.

REZENDE, Wanderley Moura. Galileu e as novas tecnologias no estudo das Funções polinomiais no ensino básico. In: IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). Rio de Janeiro, 2008.

SALVADOR, José; SAMPAIO, João. Sobre a matemática das medidas no planeta terra: dos gregos às novas tecnologias. In: VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). São Carlos, 2013.

SANTOS, Sandra A.; FIGUEREIREDO, Vera; MELLO, Margarida. Cálculo II via quadratura da parábola. In: III Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). São Paulo, 2006.

SILVA, Maria Deusa Ferreira da. Os métodos para calcular áreas e volumes de Eudoxo e Arquimedes: um olhar sob a perspectiva histórica fazendo o uso das novas tecnologias. In: VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). São Carlos, 2013.

SOUSA, Giselle Costa de; ANDRADE, Luciana Vieira. Uma proposta de uso da história da matemática apoiada pelas TIC e HM para o ensino de função. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 3, n. 7, p. 41–53, 2016. https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i7.64.

SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre HM, TDIC e IM: Fundamentos e Aplicações. REMATEC, v. 15, p. 117–136, 2020. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p117-136.id239.

THOMSEN, Marianne; JANKVIST, Uffe Thomas; CLARK, Kathleen Michelle. The interplay between history of Mathematics and Digital Technologies: a review. ZDM – Mathematics Education, 2022. https://doi.org/10.1007/s11858-022-01368-0.

TREVISAN, André Luis; SANTOS, Sandra. Análise do problema de apolônio via geometria dinâmica. In: II Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). Rio de Janeiro, 2004.

VIERA, Ana Cristina; CARVALHO, Luiz Mariano. Uma visão geométrica do teorema fundamental do cálculo. In: II Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática (HTEM). Rio de Janeiro, 2004.

Downloads

Publicado

08-08-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 19     PDF downloads: 8

Como Citar

CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne C.; MENDES, Iran Abreu. Descrição comentada das pesquisas sobre História da Matemática e Tecnologias no Ensino de Matemática nos Anais do HTEM . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023100, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id478. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/478. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos