Um olhar para o uso de tecnologias digitais nos livros de minicursos do Seminário Nacional de História da Matemática

Authors

DOI:

10.37001/remat25269062v20id498

Keywords:

Livro de minicurso. SNHM. História da Matemática. Tecnologias Digitais.

Abstract

Este estudo apresenta os desfechos de uma pesquisa com o propósito de analisar os livros de minicursos do Seminário Nacional de História da Matemática. A pesquisa, qualitativa e bibliográfica, investiga a produção científica desses livros desde sua instituição em 2001 até a última coleção publicada em 2021. Realiza-se um mapeamento concernente ao uso das tecnologias digitais nas propostas de História da Matemática para o Ensino presentes nesses materiais. Segundo os resultados obtidos, constata-se que, dentre os 121 livros de minicursos analisados, apenas nove promovem métodos e outras práticas de ensino que relacionam a história da matemática com o uso das tecnologias digitais, especificamente, software de geometria dinâmica como o GeoGebra. Esses números evidenciam uma lacuna significativa no que tange à integração de tecnologias digitais e da História no ensino da Matemática, sugerindo a necessidade de maior atenção a essa abordagem nas publicações futuras. Essa constatação ressalta a importância de estudos que investiguem estratégias eficazes para incorporar recursos tecnológicos de forma a enriquecer o ensino e a aprendizagem da História da Matemática, capacitando os estudantes para lidar com os desafios contemporâneos da área.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará – UFPA

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66075-110.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2485-1059. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9964399535972053. E-mail: ivonne.s.1812@gmail.com.

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará – UFPA

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66075-110.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5174-9148. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4358821746569093. E-mail: luiscastleb@gmail.com.

References

BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977)

CASTILLO, L. A.; SÁNCHEZ, I. C. História e Tecnologias digitais nos anais do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM). In: XIII Encontro Paraense de Educação Matemática 2022, Belém. Anais [...]. Belém: SBEM-PA, 2022. p. 1–13.

BORTOLOSSI, H. J.; PASQUINI, R. C. G. Modelos Cosmológicos três episódios na história da Matemática para sala de aula. São Paulo: Livraria da Física, 2019. – (História da matemática e da educação matemática para o ensino)

MARQUES, R. M. S. Geometria analítica nos livros de minicursos dos SNHM: possibilidades didáticas para o ensino. REMATEC, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 177–192, 2019. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p177-192.id211

MENDES, I. A. História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas. COCAR, Bélem, v. Edição Esp, n. 14, p. 01–26, 2022.

MENDES, I. A.; PIRES, L. S. Classificação de teses e dissertações nas subáreas em história para o ensino da matemática (1990-2018). Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 410–434, 2020. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.410-434

MENDES, I. A.; PIRES, L. S. Conteúdos de matemática do ensino médio nos livros de minicursos da SBHMat (2001-2017). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 533–552, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10712

MUNIZ, J. T.; LOPES, G. L. O. História das equações quadráticas na civilização islâmica medieval: uma visita ao método de resolução de Ibn Turk. São Paulo: Livraria da Física, 2021. – (Histórias da matemática em estudos e no ensino)

OLIVEIRA, J. D. S.; SOUSA, G. C. Contruções da Geometria do Compasso de Lorenzo Macheroni (1750-1800) em Atividades com Software de Matemática Dinâmica. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

PASQUINI, R. C. G.; BORTOLOSSI, H. J. Simetria: História de um Conceito e suas Implicações no Contexto Escolar. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

PRATA FILHO, G. A.; SAD, L. A. (Re)Significações ao Teorema de Pitágoras. São Paulo: Livraria da Física, 2019. – (História da matemática e da educação matemática para o ensino)

PIRES, Lucas Silva; MENDES, Iran Abreu. História da matemática do ensino fundamental nos livros de minicursos da SBHMat (2001-2017). Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 28–44, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575

SILVA, Luiza Pereira; SILVA NETO, Benjamim Cardoso; CASTILLO, Luis Andrés. História para o ensino da matemática nos livros de minicursos do SNHM (2001 a 2017) para os anos iniciais do ensino fundamental. In: XIII Seminário Nacional de História da Matemática 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: SBHMat, 2019. p. 1437–1449.

SILVA, A. L. F.; SOUSA, G. C. História, tecnologias e matemática: uma aliança para conteúdos do 8° ano em conformidade com a BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021. – (Histórias da matemática em estudos e no ensino)

SOUSA, G. C.; ALVES, J. M. S. A Regressão Linear de Francis Galton (1822-1911) sendo reconstruída por meio das TIC para estudar Função Afim de padrões de medidas. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

SOUSA, G. C. Aliança entre HM, TDIC e IM: Fundamentos e Aplicações. REMATEC, [S. l.], v. 15, p. 117–136, 2020. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p117-136.id239.

SOUSA, G. C. Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM. REMATEC, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 140–159, 2021. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310

RIBEIRO, R. G. T.; MACHADO, S. R. A.; TRIVIZOLI, L. M. Conceitos geométricos em artesanatos e grafismos indígenas: uma tradição histórico-cultural de uma comunidade Guarani. São Paulo: Livraria da Física, 2021. – (Histórias da matemática em estudos e no ensino)

TRIVIZOLI, L. M.; MARIOTTO, R. O problema de Apolônio panorama histórico e sua resolução utilizando um software geométrico. São Paulo: SBHMat, 2011.

Published

2023-12-18

Métricas


Visualizações do artigo: 21     PDF (Português (Brasil)) downloads: 15

How to Cite

SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés. Um olhar para o uso de tecnologias digitais nos livros de minicursos do Seminário Nacional de História da Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 20, no. 01, p. e023116, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id498. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/498. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos