Realidade aumentada e rotação por estações:proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula

Authors

DOI:

10.37001/remat25269062v20id497

Keywords:

Geometria Espacial. Sólidos RA. Rotação por estações.

Abstract

Este estudo discute o uso conjunto de um recurso tecnológico com uma metodologia ativa no ensino aprendizagem da matemática, pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, da Universidade do estado do Amazonas (UEA), no centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). O objetivo foi analisar a metodologia de rotação por estações com um aplicativo de Realidade Aumentada, como proposta metodológica de ensino e aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades da geometria espacial, poliedros, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário misto, observação participante e formulário de avaliação de softwares educacionais. Para a análise, usamos a triangulação, contrapondo a opinião dos autores da pesquisa com os resultados coletados do professor/alunos, do software educacional/metodologia utilizada, onde chegamos a conclusão que a combinação do software Sólidos RA junto à metodologia das rotações por estações mostrou-se um recurso significativo e diferenciado para o ensino e aprendizagem da geometria espacial trabalhada em sala de aula.

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Author Biographies

Gabriel Willyan Pinheiro de Souza, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (PPGEEC/UEA). ORCID: https://orcid.org/0009-0006-5778-2383. E-mail: gwpds.mca23@uea.edu.br.

Manoel Fernandes Braz Rendeiro, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Graduado em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialista em Redes de Computadores pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professor do quadro de docentes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). ORCID: https://orcid.org/0009-0008-9252-5280. E-mail: mrendeiro@uea.edu.br.

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Published

2023-09-15

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How to Cite

SOUZA, Gabriel Willyan Pinheiro de; RENDEIRO, Manoel Fernandes Braz. Realidade aumentada e rotação por estações:proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 20, no. 01, p. e023115, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id497. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/497. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos