Um currículo para uma formação, a que será que se destina?

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id726

Palavras-chave:

Experimentação, Controle, Educação Matemática

Resumo

O artigo apresenta uma escrita em aforismos problematizando currículo e formação de professoras e de professores e, em composição,arrasta educação e educação matemática e escola e salas de aulas e saberes e matemática e e e... Um currículo para uma formação seproduz como experimento e, com ele, um modelo teleológico é assumido como meta a ser a atingida, então, experimentação certa. Um currículo para uma formação que carrega modos canônicos, hegemônicos, universais, aliados à Moral, à Verdade, ao Bem e ao Belo,no empreendimento do ideal e no controle do existir. Uma professora e um professor num porto seguro apostando em uma verdade curricular que tem no outro um incapaz infantilizado, desprovido de razão, então aciona o seu dever de conduzi-lo à boa forma. Umapedagogização do currículo. E, com tudo isso, em experimentação: um currículo no que acontece, uma formação enquanto processo,involução. E, com o que há institucionalizado, demarcado e postulado, torções. E, em composição: currículo e formação docente no que acontece. Processos formativos em experimentação resistem a modelos e metas afectados pelos signos que se apresentam com as forças que se instauram e disputam em favor de outros modos de existir e conhecer. Certas experimentações no que acontece, currículo no que acontece: currículo acontecimento. Com invenção de problemas, com e na processualidade, com e pelo meio,     com aquilo que se apresenta e se instaura, currículo em experimentação.

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Biografia do Autor

Margareth Sacramento Rotondo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Rio Claro. Professor Associada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Giovani Cammarota, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Rio Claro. Professor Adjunto na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Sônia Maria Clareto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Rio Claro. Professora Titular na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Publicado

08-03-2022

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Como Citar

ROTONDO, Margareth Sacramento; CAMMAROTA, Giovani; CLARETO, Sônia Maria. Um currículo para uma formação, a que será que se destina?. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022009, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id726. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/71. Acesso em: 29 abr. 2024.