Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id721

Palavras-chave:

Matemática, Campo disciplinar, Ensino de matemática, Educação Matemática, Epistemologia

Resumo

A partir da temática “(Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir”, este texto tem por objetivo promover uma reflexão sobre as possibilidades de (des)construção curricular para a formação inicial de professores que ensinam matemática, a partir de resultados de pesquisas históricas. Esses resultados mostram-nos a importância teórica de distinguir “ensino de matemática” e “matemática do ensino”, em termos do ensino e da formação de professores. Com tal distinção e ancorado em bases teórico-metodológicas vindas da História Cultural, o estudo conclui que as possibilidades de (des)construção curricular passam pela mudança de natureza do saber a ser socializado pelo campo da Educação Matemática, caracterizado pela matemática do ensino.

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Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Professor Livre Docente (UNIFESP). Professor Associado do Departamento de Educação da UNIFESP/Campus Guarulhos.

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Publicado

08-03-2022

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Como Citar

VALENTE, Wagner Rodrigues. Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022011, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id721. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/73. Acesso em: 28 abr. 2024.