Resolução de Problemas e Geometria: um estudo de teses e dissertações

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id618

Palavras-chave:

Educação Matemática, Mapeamento na Pesquisa Educacional, Educação Básica, Ensino e Aprendizagem, Resolução de Problemas

Resumo

Este artigo visa responder a seguinte problemática: Como são apresentadas as pesquisas que utilizam a metodologia de Resolução de Problemas para o ensino e a aprendizagem de Geometria com estudantes da Educação Básica? Para isso, objetiva-se compreender como são apresentadas as pesquisas que utilizam a metodologia de Resolução de Problemas para o ensino e a aprendizagem de Geometria com estudantes na Educação Básica. Como abordagem metodológica, foi utilizado os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional, e os seus dados foram constituídos a partir da seleção de sete pesquisas publicadas em dois bancos de dados de cunho científico, o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nos últimos 10 anos. Para análise, foram estabelecidas cinco categorias a priori: a) referenciais teóricos das pesquisas; b) os problemas investigados/interesse de pesquisa; c) metodologias utilizadas nas pesquisas; d) principais resultados das pesquisas e e) perspectivas de continuidade. Assim, a partir das análises feitas, foi possível constatar que o uso da metodologia de Resolução de Problemas, para o ensino de Geometria, possibilita aos estudantes um maior envolvimento nas aulas de Matemática, além de apresentar contribuições para o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jacqueline Nascimento de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licencianda em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Carlson Guerreiro de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Downloads

Publicado

01-01-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 187     PDF downloads: 100

Como Citar

NASCIMENTO DE SOUZA, Jacqueline; GUERREIRO DE ALMEIDA, Carlson; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Resolução de Problemas e Geometria: um estudo de teses e dissertações. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022014, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id618. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/78. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos