A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: identificações em revistas brasileiras

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id550

Palavras-chave:

Educação Estatística, Estado do Conhecimento, Educação Infantil e Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar e discutir os dados de trabalhos que dialogam com a temática Educação Estatística na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir das publicações que contemplaram pesquisas relacionadas à Educação Estatística em sete revistas brasileiras: Revista Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Revista Eletrônica Vidya (VIDYA), Educação Matemática Pesquisa (EMP-PUCSP), Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana (EM TEIA), Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT) e Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática (ReBECEM). A pesquisa aqui discutida foi desenvolvida a partir da metodologia do estado do conhecimento. Os resultados constataram 159 pesquisas, sendo sete (7) na Educação Infantil e 12 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, publicadas entre 2011 e 2019. Concluímos que as pesquisas que dialogam com a Educação Estatística, dentro da Educação Infantil e Ensino Fundamental, ainda são um quantitativo pequeno, sugerindo a necessidade do desenvolvimento de outros estudos que ampliem a base de pesquisa. Assim, devemos considerar a grande quantidade de trabalhos relacionados à Educação Estatística de modo a proporcionar reflexões essenciais para a melhoria da prática pedagógica. Então, Educação Estatística deve ser inserida na formação de professores que ensinam Matemática em situações desafiadoras, problematizadoras e de investigação a respeito da prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA/IEA

Doutor em Educação (UFBA). Professor Ajunto da área temática Educação Matemática na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), lotado no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA).

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Professora Adjunta Visitante no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Cassio Cristiano Giordano, Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica – SP (PUCSP), Professor de Educação Básica II – Secretária de Estado da Educação do Governo de São Paulo. Leciona nas Faculdades Integradas de Guarulhos – SP, nos cursos de Pós-Graduação em Educação Matemática e em Psicopedagogia.

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Publicado

01-01-2022

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Como Citar

LIMA, Reinaldo Feio; PAULA, Marlúbia Corrêa de; GIORDANO, Cassio Cristiano. A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: identificações em revistas brasileiras. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022015, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id550. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/79. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos