Matemática e o uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia: implicações nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação na educação superior

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id564

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Educação superior, Pandemia

Resumo

Tal pesquisa tem objetivo investigar a concepção de alunos do curso de licenciatura em matemática, de uma universidade pública no estado do Pará, em relação ao desenvolvimento das práticas de ensino por parte dos professores em tempos de pandemia da Covid-19, se conseguem explorar/utilizar corretamente ou não as tecnologias digitais, e como isso implica nos processos de aprendizagem e avaliação percebida pelos alunos. A partir da análise dos dados obtidos junto aos participantes por meio de formulários eletrônicos e com o auxílio do coeficiente de correlação Pearson e cálculo do Alfa de Cronbach, foi possível verificar que não há utilização constante de recursos tecnológicos diferenciados, além dos já empregados para a criação das salas virtuais nas aulas remotas, por exemplo, o que ocorre principalmente em função do papel desempenhado pelo professor e a pouca abertura para o trabalho com metodologias que empreguem tais ferramentas. Essa reprodução de estruturas de ensino pouco atrativas no ambiente virtual, acabam por ter implicações diretas na aprendizagem dos alunos, bem como no modelo de avaliação praticado por professores ao longo das disciplinas do curso ofertadas nesse período, gerando pouca flexibilidade nas relações/interações e desinteresse pelos conteúdos ensinados.

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Biografia do Autor

José Augusto Lopes da Silva, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Doutorando em Difusão do Conhecimento, Linha de Construção do Conhecimento, Cognição, Linguagens e Informação, da Universidade Federal da Bahia- UFBA (2021-Atual). Mestrado em Educação - Linha Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade do Estado do Pará- UEPA (2019-2021). Especialista em Educação com Ênfase no Ensino Fundamental II e Médio pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2016-2017) e Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2009-2012). Graduado em Psicologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará - UFPA (2017-2022). Graduado em Licenciatura em Geografia pelo Grupo Educacional Uninter (2020-2021). Atualmente é professor licenciado da Secretaria Estadual de Educação do Pará SEDUC-PA, Belem, Pará, Brasil

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Publicado

01-01-2022

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Como Citar

LOPES DA SILVA, José Augusto. Matemática e o uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia: implicações nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação na educação superior. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022016, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id564. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/80. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos