Os aspectos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de números fracionários na educação básica: uma ressignificação na estratégia metodológica nos problemas com frações

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id711

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Números Fracionários, Ressignificar

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem de Matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental, tem sido uma questão tratada e estudada cuidadosamente por pesquisadores e educadores, sempre posicionando o aprendiz no centro de todo processo educacional. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino e aprendizagem de frações, através de uma ressignificação nos princípios e relações Matemáticas que conduzem aos conceitos de números fracionários. A estratégia de ensino e aprendizagem de frações foi aplicada em uma turma de25 alunos, entre 9 e 11 anos, do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Rio Largo. A ressignificação do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de fração determinou implicações positivas que foram manifestadas pelo bom desempenho dos alunos nas questões recomendadas. Espera-se que pesquisas futuras envolvendo o ensino e aprendizagem de Matemática, por ressignificação de conceitos, sejam conduzidas, nos diversos níveis de ensino, para melhor execução e compreensão de modelos matemáticos.

 

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Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Professor Titular do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo (IFAL), Rio Largo, Alagoas, Brasil.

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Publicado

01-01-2022

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Como Citar

SILVA PONTES, Edel Alexandre. Os aspectos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de números fracionários na educação básica: uma ressignificação na estratégia metodológica nos problemas com frações. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022021, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id711. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/85. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos