Ensino e aprendizagem de conjuntos numéricos a partir de práticas pedagógicas

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id641

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem de Matemática, Conjuntos Numéricos, Prática Pedagógica

Resumo

O presente texto relata uma experiência de prática pedagógica desenvolvida em 2020 com 20 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Poço Redondo (SE), com o intuito de avaliar de forma diagnóstica o objeto do conhecimento que versa sobre os conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais, estudados por eles em anos anteriores. Para isso, neste texto, são discutidos aspectos sobre prática pedagógica, avaliação e discussões a respeito de materiais didáticos feitas por autores que abordam a temática escrita. A partir do desenvolvimento da atividade matemática, foi possível identificar que a utilização dos materiais didáticos contribuiu para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos por meio de discussões sobre os conjuntos numéricos, realizados em grupos e com toda a turma. A partir dessa execução, foi possível constatar, por meio da avaliação diagnóstica, que os estudantes possuíam dúvidas em relação aos conjuntos numéricos e, com isso, cometiam equívocos na localização dos números em cada parte do diagrama proposto, erros que foram aproveitados para os questionamentos e diálogos desenvolvidos com eles para sanar tais dúvidas.

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Biografia do Autor

Alixandre Marques Cruz, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação- (FOPTIC).

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Professor na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Departamento de Educação, ministrando aulas para diversos cursos, principalmente para as licenciaturas; Professor no Programa de Pós Graduação em Educação e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Possui Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe e Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE).

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Publicado

01-01-2022

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Como Citar

CRUZ, Alixandre Marques; VASCONCELOS, Carlos Alberto de. Ensino e aprendizagem de conjuntos numéricos a partir de práticas pedagógicas. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022029, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id641. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/96. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática