Júlio César de Mello e Souza e os livros de matemática comercial e financeira da década de 1930

Authors

Keywords:

Ensino comercial, Livros, Cultura Mercantil, Malba Tahan

Abstract

Na década de 1930, Mello e Souza, Cecil Thiré e Nicanor Lemgruber, escreveram em conjunto a obra “Mathematica Commercial”. Na mesma época, outros autores, tais como Henrique Desjardins e Luiz Cavalheiro também publicaram livros de Matemática Comercial; e Matemática Comercial e Financeira. Tais obras vieram à luz sob a égide do Decreto nº 20.158 de 1931, que fazia parte da Reforma Campos e que tinha como objetivo a organização do ensino comercial. Nesse sentido, questionam-se: existem diferenças entre a obra de Mello e Souza, Thiré e Lemgruber e a dos demais autores? As orientações da Reforma Campos para o ensino comercial foram incorporadas nestes livros? Portanto, o texto aqui delineado tem como objetivo construir uma interpretação histórica, traçando um paralelo entre o livro de Mello e Souza, Thiré e Lemgruber e as outras obras dos outros autores aqui citados, bem como, a partir desses livros, analisar se as orientações da Reforma Campos, de 1931, foram ou não incorporadas pelos autores em suas obras. Como fontes utilizamos o decreto do Decreto nº 20.158 de 1931, e principalmente as primeiras edições dos livros: “Mathematica Commercial” (1932); “Cálculos Comerciais e Financeiros” (1936); e “Matemática Comercial e Financeira” (1939). O referencial teórico-metodológico foi o de Choppin (2004), que faz um estado da arte sobre a história dos livros e das edições didáticas. Os resultados indicam que o livro de Mello e Souza, Thiré e Lemgruber, tem algumas diferenças em relação as demais obras, como por exemplo, inovaram ao trazer pequenos textos no fim dos capítulos sobre a cultura mercantil, muitos de cunho histórico. Em relação a legislação Mello, Thiré e Lemgruber, assim como o de Luiz Carvalheiro tinham uma estrutura semelhante àquela definida pela lei, sendo exceção o livro de Henrique Desjardins. Como consideração final, destaca-se que os livros desses autores, assim como o de Luiz Cavalheiro cumpriam a função referencial, conforme colocado por Choppin (2004), ou seja, o livro didático é uma fiel tradução do programa estabelecido na legislação.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Sérgio Candido de Gouveia Neto, Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena

Doutor em Educação Matemática. Pós-Doutorando em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Campus de Rio Claro. Professor do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia – Campus de Vilhena

References

BRASIL. Decreto nº 20.158, de 30 de junho de 1931. Organiza o ensino comercial, regulamenta a profissão de contador e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-20158-30-junho-1931-536778-norma-pe.html. Acesso em: 22 de abr. 2012.

CAVALHEIRO, Luiz. Elementos de Matemática Financeira: operações a curto e longo prazo. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974. 208 p.

CAVALHEIRO, Luiz. Matemática Comercial e Financeira: Contendo noções de Cálculo Diferencial e Integral. Rio de Janeiro: Pongetti, 1939. 409 p.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v.2, p. 177-229, 1990.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa. São Paulo, v.30, n.3, p. 549 566, set/dez 2004.

DESJARDINS, Henrique. Cálculos comerciais e financeiros. Porto Alegre: Edição da livraria do Globo, 1936.

GOUVEIA NETO, Sérgio Candido de; GROMANN DE GOUVEIA, Cristiane Talita. Contadores e seus livros de Matemática Comercial e Financeira no Brasil do início do século XX. In: XII Seminário Nacional de História da Matemática, 2017, Itajubá. Anais do XII Seminário Nacional de História da Matemática, 2017.

OLIVEIRA, João Batista Araujo; GUIMARÃES, Sonia Dantas Pinto; BOMENY, Helena Maria Bousquet. A política do livro didático. São Paulo: Summus; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1984.

SOUZA, Mello e; THIRÉ, Cecil; LEMGRUBER, Nicanor. Matemática Comercial. 1. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1932. 395 p.

Published

2018-05-01

Métricas


Visualizações do artigo: 23     PDF (Português (Brasil)) downloads: 14

How to Cite

GOUVEIA NETO, Sérgio Candido de. Júlio César de Mello e Souza e os livros de matemática comercial e financeira da década de 1930. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 15, no. 19, p. 235–246, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/261. Acesso em: 15 may. 2024.

Issue

Section

A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre