A influência de Bertrand Russell no posicionamento político-ideológico da obra de Ubiratan D’Ambrosio

Autores/as

  • Júlio César Augusto Valle julio.valle@usp.br
    Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Pugwash, Paz, Insubordinação, Educação Matemática, Etnomatemática

Resumen

O propósito deste texto consiste em delinear o modo como o pensamento de Bertrand Russell e mesmo suas posturas diante de momentos significativos de sua vida influenciaram a obra de Ubiratan D’Ambrosio, impactando sua trajetória acadêmica, além de sua produção teórica. Neste sentido, trata-se, inclusive, de um exame dos possíveis fundamentos filosóficos da Etnomatemática que tem, em decorrência desta influência, elementos estruturantes associados às compreensões filosóficas russellianas como, por exemplo, o modo como ambos entendem a educação, a ciência, as avaliações e o ensino de matemática.

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Biografía del autor/a

Júlio César Augusto Valle, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2012), onde também se titulou Mestre em Educação (2015), e atualmente cursa o Doutorado em Educação. Em 2014, atuou como co-autor do caderno de Grandezas e Medidas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação (MEC). Durante os dois últimos anos da graduação participou do primeiro grupo de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID) na Universidade de São Paulo, campus da Capital na Escola de Aplicação. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm) desde 2012 e do Grupo de Pesquisa em Filosofia, Educação, Linguagem e Pragmática (FELP) desde 2016, ambos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Em Janeiro de 2017, aceitou o convite para se tornar Secretário de Educação e Cultura de Pindamonhangaba.

Citas

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Publicado

2017-07-01

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Cómo citar

AUGUSTO VALLE, Júlio César. A influência de Bertrand Russell no posicionamento político-ideológico da obra de Ubiratan D’Ambrosio. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 14, n.º 17, p. 173–188, 2017. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/284. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos