Modelo PLOT: por uma aproximação das pesquisas histórica e não histórica sobre saberes profissionais na formação professores que ensinam matemática
DOI:
10.37001/remat25269062v19id585Palavras-chave:
Modelo PLOT, Saberes profissionais, Tarefas de Aprendizagem ProfissionalResumo
As pesquisas sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática têm sido produzidas sobre duas óticas: perspectivas histórica e não histórica. Nesse sentido, este texto se propõe a apresentar uma aproximação entre essas duas perspectivas, por meio das Tarefas de Aprendizagem Profissional (TAP), enquanto domínio do modelo teórico Oportunidades de Aprendizagem Profissional para Professores (PLOT[1]). Foi realizada uma revisão da literatura em educação matemática que trata do tema. O texto expressa compreensões sobre o uso das TAP enquanto elemento significativo nessa aproximação, trazendo exemplos de TAP e discorre sobre seus usos no processo formativo para garantir a aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática.
[1] Conforme Ribeiro e Ponte (2020, p. 3), “Optamos por manter o acrônimo PLOT da designação em inglês (Professional Learning Opportunities for Teachers) por entendemos que a sonoridade da pronúncia, mesmo em português, nos parece agradável.”
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, M. V. R.; RIBEIRO, M.. Conhecimento especializado de um formador de professores de Matemática ao ensinar o Teorema do Algoritmo da Divisão Euclidiana: um foco nos exemplos e explicações. Tangram, v. 3, p. 24-56, 2020. DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12716
ALVES, K. A.; AGUIAR, M.; RIBEIRO, A. J.. As Dimensões do Conhecimento do Professor que Ensina Matemática: O Knowledge Quartet como Ferramenta de Análise da Prática Docente. Revista ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 22-42, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3736
BALL, D. L.; BASS, H.. Making mathematics reasonable in school. In: KILPATRICK, J. W. MARTIN, G.; SCHIFTER, D. (ed.). A research companion to principles and standards for school mathematics. Reston: National Council of Teachers of Mathematics, 2003. p. 27-44.
BALL, D. L.; BASS, H.. Toward a practice-based theory of mathematical knowledge for teaching. In: DAVIS, B.; SIMMT, E.. (Eds.), Proceedings of the 2002 Annual Meeting of the Canadian Mathematics Education Study Group. Edmonton, AB: CMESG/GCEDM, 2003. p. 3-14.
BALL, D. L.; BEN-PERETZ, M.; COHEN, R. B.. Records of practice and the development of collective professional knowledge. British Journal of Educational Studies, v. 62, n. 3, p. 317-335, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/00071005.2014.959466
BALL, D. L.; COHEN, D. K. Developing Practice, Developing Practitioners: Toward a Practice-Based Theory of Professional Education. In: SYKES, G.; DARLING-HAMMOND, L. (Eds.), Teaching as the Learning Profession: Handbook of Policy and Practice. San Francisco: Jossey Bass, 1999, p. 3-32.
BALL, D. L.; EVEN, R.. Strengthening practice in and research on the professional education and development of teachers of mathematics: Next steps. In EVEN, R.; BALL, D. L. (Eds.). The profesional education and development of teachers of mathematics: The 15th ICMI study. New York, NY: Springer, 2009. p. 255-257. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-387-09601-8_27
BALL, D. L.; THAMES, M. H., PHELPS, G. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, Washington, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.
BARBOZA, L. C. S.; RIBEIRO, A. J.; PAZUCH, V.. Aprendizagem Profissional de Professores dos Anos Iniciais: Explorando os Diferentes Significados do Sinal de Igualdade. Revista ACTA SCIENTIAE, v. 24, p. 71-97, 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5418
CALDATTO, M. E.; RIBEIRO, C. M.. Especificidades do conhecimento do professor de matemática na e para a formação: uma discussão em torno do programa de complementação pedagógica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol. 25, e250031. Epub July 17, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250031.
CARRILLO, J.; CLIMENT, N.; CONTRERAS, L. C.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. Determining specialized knowledge for mathematics teaching. In: CONGRESS OF EUROPEAN RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION, 8., 2013, Antalya. Proceedings […]. Antalya: M.E.T. University, 2013. p. 1-10.
DAVIS, B. Concept studies: designing settings for teacher's disciplinary knowledge. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 34., 2010, Belo Horizonte. Proceedings […]. Belo Horizonte: PME, 2010. v. 1, p. 63-78.
DAVIS, B.; RENERT, M. The math teachers know: profound understanding of emergent mathematics. New York: Routledge, 2014.
DINIZ, I. G. A; FERREIRA, J. L.. A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970. HISTEMAT, SBHMat , v. 6, n. 3, p. 107-129, 2020. Disponível em: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334/280
FERREIRA, J. L.. O saber profissional do professor que ensina matemática: pesquisas históricas e não históricas. In: LIMA, E. B.; FORTALEZA, F. J. S.; LANDO, J. C. (Orgs.). O saber profissional: história e perspectivas atuais do ensino de matemática nos primeiros anos escolares. São Paulo: L F Editorial, 2022. Cap. 3, p. 81-115.
GRILO, J. de S. P.; BARBOSA, J. C.; MAKNAMARA, M.. The Discourse of Specific Mathematics for Teaching and the Production of the 'Mathematics-Teacher' Subject. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2020, vol. 26, e20040. Epub Oct 05, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320200040.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B.. “Profissionalização” e formação de professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In VALENTE, W. R. (Org.), Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo, SP: L F Editorial, 2020.
LAUTENSCHLAGER, E.; RIBEIRO; A. J.. Formação de professores de matemática e o ensino de polinômios. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, p. 237-263, 2017.
LIMA, C. M. P.; PAZUCH, V. Tarefas de aprendizagem profissional sobre o conceito de função: análise de uma intervenção com professores que ensinam Matemática na Educação Básica. In: RIBEIRO, A. J.; BEZERRA, F. J. B.; GOMES, V. M. S. (Org.), Formação De Professores que Ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação. Campinas, SP: Leituras Críticas, 2017, p. 125 –142.
MURATA, A.. Introduction: Conceptual overview of lesson study. In: HART, L.; ALSTON, A.; MURATA, A. (Eds.), Lesson study research and practice in mathematics education. Dordrecht: Springer, 2011. p. 1-12 DOI: https://doi.org/10.1007/978-90-481-9941-9_1
PARDIM GOUVEIA, R. Elementos históricos do saber profissional do professor de matemática: um estudo do ‘Caderno VII’ da professora Anna Franchi (São Paulo, 1971). Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021002, 8 jan. 2021. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/448
PONTE, J. P.; QUARESMA, M.; MATA-PEREIRA, J.; BAPTISTA, M.. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 868-891, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a01
RIBEIRO, A. J.; PONTE, J. P. da. Um modelo teórico para organizar e compreender as oportunidades de aprendizagem de professores para ensinar matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020027, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8659072.
RIBEIRO, A. J.; PONTE, J. P.. Professional learning opportunities in a practice-based teacher education programme about the concept of function. Revista ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 49-74, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss2id5002
SANTOS, G. L. D.; BARBOSA, J. C. Um modelo teórico de matemática para o ensino do conceito de função a partir de um estudo com professores. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, Madrid, n. 48, p. 143-167, 2016.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Thousand Oaks, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SILVER., E. A.; CLARK, L. M.; GHOUSSEINI, H. N.; CHARALAMBOUS, Y. C. SEALY, J. T. Where is the mathematics? Examining teachers’mathematical learning opportunities in practice-basedprofessional learning tasks. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 10, n.4–6, p. 261–277, 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/s10857-007-9039-7
SMITH, M. S.. Practice-based professional development for teachers of mathematics. Virgínia: NCTM, 2001.
STYLIANIDES, A. J.; BALL, D. L. Studying the mathematical knowledge needed for teaching: the case of teachers’ knowledge of reasoning and proof. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 85., 2004, San Diego. Proceedings […]. San Diego: AERA, 2004.
TREVISAN, A. L.; RIBEIRO, A. J.; PONTE, J. P.. Professional Learning Opportunities Regarding the Concept of Function in a Practice-based Teacher Education Program. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 15, p. 1, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.29333/iejme/6256
VALENTE, W. R.; HOFSTETTER, R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: L F Editorial, 2017.
VALENTE, W.; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Educação, v. 21, p. 1-20, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e161
VALENTE, W. R.. O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400012.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 347 PDF downloads: 122
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.