A matemática na gestão Freire em São Paulo: análise documental do caderno de relato de prática de Matemática do Movimento de Reorientação Curricular (1989 - 1991)
DOI:
10.37001/remat25269062v22id454Palavras-chave:
tema gerador, paulo freire, currículo, política curricular, currículo de matemáticaResumo
Neste texto, temos o propósito de evidenciar a contribuição de Paulo Freire como administrador público, em particular, no que se refere à política curricular realizada durante sua gestão como Secretário Municipal de Educação de São Paulo, de 1989 a 1991. Para isso, remetemo-nos à análise documental da série do caderno de relato de prática da área de Matemática produzida e publicada durante a materialização de sua proposta nas escolas. O Movimento de Reorientação Curricular, como foi denominado, considerou alguns princípios e uma forma de conceber currículo que nos permite depreender alguns subsídios para a reflexão sobre o currículo de matemática. Um deles, evidenciado no decorrer do texto, consiste no fato de que sua política curricular se caracterizou como uma proposta curricular, ensejada pela adesão de escolas e professores, que culminaria na produção de cadernos de relatos das práticas, das experiências produzidas no contexto da reorientação curricular proposta, a partir da interação e do suporte de pesquisadores de diferentes universidades paulistas. Os relatos foram escritos por docentes da rede pública municipal e sistematizaram parte daquilo que foi possível realizar a partir da proposta curricular freireana, mostrando-nos quais foram as possibilidades de materialização de práticas pedagógicas que mobilizam o conceito de tema gerador. Como resultados da análise documental, apresentamos, neste texto, respostas que abordam três questões de interesse com a investigação. São elas: (1) Como os professores que relatam suas práticas chegaram nos temas geradores? (2) Qual relação o tema gerador tinha com o território, o contexto ou com a comunidade? (3) De que maneira articulou-se os conhecimentos matemáticos com o tema gerador?
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Referências
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