A matemática na gestão Freire em São Paulo: análise documental do caderno de relato de prática de Matemática do Movimento de Reorientação Curricular (1989 - 1991)

Autores/as

DOI:

10.37001/remat25269062v22id454

Palabras clave:

tema gerador, paulo freire, currículo, política curricular, currículo de matemática

Resumen

Neste texto, temos o propósito de evidenciar a contribuição de Paulo Freire como administrador público, em particular, no que se refere à política curricular realizada durante sua gestão como Secretário Municipal de Educação de São Paulo, de 1989 a 1991. Para isso, remetemo-nos à análise documental da série do caderno de relato de prática da área de Matemática produzida e publicada durante a materialização de sua proposta nas escolas. O Movimento de Reorientação Curricular, como foi denominado, considerou alguns princípios e uma forma de conceber currículo que nos permite depreender alguns subsídios para a reflexão sobre o currículo de matemática. Um deles, evidenciado no decorrer do texto, consiste no fato de que sua política curricular se caracterizou como uma proposta curricular, ensejada pela adesão de escolas e professores, que culminaria na produção de cadernos de relatos das práticas, das experiências produzidas no contexto da reorientação curricular proposta, a partir da interação e do suporte de pesquisadores de diferentes universidades paulistas. Os relatos foram escritos por docentes da rede pública municipal e sistematizaram parte daquilo que foi possível realizar a partir da proposta curricular freireana, mostrando-nos quais foram as possibilidades de materialização de práticas pedagógicas que mobilizam o conceito de tema gerador. Como resultados da análise documental, apresentamos, neste texto, respostas que abordam três questões de interesse com a investigação. São elas: (1) Como os professores que relatam suas práticas chegaram nos temas geradores? (2) Qual relação o tema gerador tinha com o território, o contexto ou com a comunidade? (3) De que maneira articulou-se os conhecimentos matemáticos com o tema gerador?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Luiza Rocha Bueno, Stanford University

Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Mestranda em Educação pela Stanford University (SU).

Júlio César Augusto do Valle, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade de São Paulo (USP).

Citas

FERNANDES, Felipe; GARNICA, Antônio Vicente. Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-16, abr. 2021.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. O Movimento de Reorientação Curricular na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. São Paulo, 1992a.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. O Movimento de Reorientação Curricular na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: Documento 6 - Relatos de prática (Matemática). São Paulo, 1992b.

TORRES, Carlos Alberto; O'CADIZ, Maria del Pilar; WONG, Pia Lindquist. Educação e democracia: Paulo Freire, movimentos sociais e reforma educativa. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2002.

XXXXX

Publicado

2024-08-01

Métricas


Visualizações do artigo: 190     PDF (Português (Brasil)) downloads: 126

Cómo citar

BUENO, Maria Luiza Rocha; VALLE, Júlio César Augusto do. A matemática na gestão Freire em São Paulo: análise documental do caderno de relato de prática de Matemática do Movimento de Reorientação Curricular (1989 - 1991). Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id454. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/454. Acesso em: 30 abr. 2025.

Número

Sección

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas