Que dizem pesquisas sobre as Diretrizes Curriculares Estaduais de Matemática do Paraná de 2018?
DOI:
10.37001/remat25269062v21id511Keywords:
Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná, Livro Didático Público, Projeto Folhas, Objetivos de Aprendizagem Colaborativa, Ensino de MatemáticaAbstract
O presente artigo tem como objetivo mapear, junto ao Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, as pesquisas que abordam as Diretrizes Curriculares Estaduais de Matemática do Paraná de 2018. Ao todo foram selecionadas treze pesquisas organizadas em três categorias, quais sejam: 1) formulação e/ou implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais de Matemática do Paraná (três pesquisas); 2) ensino de Matemática nas DCE-PR (seis pesquisas); e 3) a produção de materiais didáticos nas DCE-PR (quatro pesquisas). Conclui-se que as pesquisas selecionadas e analisadas, ao abordarem as Diretrizes Curriculares Estaduais de Matemática do Paraná, apresentaram os seguintes elementos: - explicitam em seus resultados a participação dos sujeitos da escola e de diferentes instituições como formuladores dessa política curricular; apresentam os professores como protagonistas na elaboração de materiais didáticos e definição dos discursos que validam a formação matemática proposta aos estudantes paranaenses; e evidenciam o protagonismo da escola e dos profissionais da educação na implementação das DCE de Matemática e no desenvolvimento do DEB Itinerante, uma vez que foram convidadas pessoas docentes e pedagogas para ministrarem oficinas sobre diferentes temáticas, visando compreender as Diretrizes de Matemática.
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