Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching

Autores/as

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão acerca da aproximação do uso da Modelagem Matemática na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais com os estudos e investigações realizadas por Ball e seus colaboradores, ao discutirem o conhecimento matemático para o ensino. Esta aproximação foi investigada a partir de um curso de extensão desenvolvido com a participação de sete professores da rede pública de São Paulo. Para a coleta de dados desta investigação utilizamos a triangulação de métodos, caracterizada pelo uso de diferentes instrumentos, como o uso de questionário, entrevistas e gravação em áudio e vídeo dos encontros presencias. As análises de nossos dados nos permitiram observar que o uso da Modelagem Matemática, como um ambiente de aprendizagem, se tornou um cenário muito favorável para fomentar as discussões necessárias para se investigar o conhecimento mobilizado pelos professores ao longo de uma formação continuada, afim de que se possa discutir os conhecimentos matemáticos necessários para o ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ALMEIDA, L. M. W.; DIAS, M.R. 2004. Um estudo sobre o uso da modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema, n. 22, p. 19-35.

Ball, D. L. (2000). Bridging practices: Intertwining content and pedagogy in teaching and learning to teach. Journal of Teacher Education, v.51, n.3, p. 241–247, 2000. Available at: <http://www-personal.umich.edu/~dball/chapters/WorkingOnTheInside.pdf>. Accessed 02/fev./2013.

BALL, D.; HILL, H. C.; BASS, H. Knowing Mathematics for teaching: Who knows Mathematics well enough to teach third grade, and how can we decide? American Educator, v. 29, n. 1, p. 14-17, 20-22, 43-46. 2005. Available at: <http://hdl.handle.net/2027.42/65072>. Accessed 10/out./2013.

BALL, D.L.; HILL, H.C.; SCHILLING, S.G. Mathematical knowledge for teaching: adapting U.S. measures for use in Ireland. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 11, n. 3. p. 171-197, 2008. Available at:

<http://www-personal.umich.edu/~dball/articles/index.html>. Accessed 10/out./2013.

BALL, D. L., THAMES, M. H., & PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching What Makes It Special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008. Available at: <http://jte.sagepub.com/content/59/5/389.short>. Accessed 10/out./2013.

BARBOSA, J. C. Modelagem na educação matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião Anual da ANPED, 24, 2001a, Caxambu. Anais... Minas Gerais: ANPED, 2001. p. 1-30. Available at: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Barbosa.pdf>. Accessed 20/out./2012.

____________. Modelagem Matemática e os futuros professores. In: Reunião Anual da ANPED, 25, 2002, Caxambu. Anais...Minas Gerais, ANPED, 2002. p. 25-43. Available at: <https://scholar.google.com.br/scholar?q=Modelagem+matemática+e+os+futuros+professores&btnG=&hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5>. Accessed 20/out./2012.

BARBOSA, J. C., CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. de L. (Org.). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007.

BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V. Bolema: Boletim de Educação Matemática. vol. 26, n. 43. Rio Claro Aug. 2012.

CALDEIRA, A. D. (2009). Modelagem matemática: um outro olhar. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n. 2, pp. 33-54.

CHAVES, M. I. A.; ESPÍRITO SANTO, A. O. Possibilidades para Modelagem Matemática na sala de aula. In: ALMEIDA, L. M. W.; ARAÚJO, J. L.; BISOGNIN, E. (orgs). Práticas de Modelagem Matemática: relatos de experiências e propostas pedagógicas. Londrina: Eduel, 2011. p. 161-180.

ESCUDERO, J.M.. La investigación-acción em el panorama actual de la investigación educativa: algumas tendências. Revista de Innovación e Investigación Educativa, n.3, 1987. p. 5-39.

GIESTA, N. C. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente? 1 ed. Araraquara: JM Editora, 2001.

HILL, H.C.; ROWAN, B.; BALL, D. Effects of teachers' mathematical knowledge for teaching on student achievement. American Educational Research Journal, v. 42, n. 2. p. 371- 406, 2005. Available at: <http://jte.sagepub.com/content/59/5/389.short>. Accessed 10/out./2013.

LUNA, A. V. A. Modelagem matemática na formação continuada e a recontextualização pedagógica desse ambiente em salas de aula. 2012. 184 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2012.

OLIVEIRA, A. M. P.; BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e situações de tensão na prática pedagógica dos professores. BOLEMA. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro - SP, v. 24, n. 38, p. 265-296, abr. 2011.

OLIVEIRA, A. M. P.; CAMPOS, I. S. ; SILVA, M. S. . As estratégias do professor para desenvolver modelagem matemática em sala de aula. Boletim GEPEM, v. 55, p. 175-192, 2009.

SHULMAN, L. Those Who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher. v. 15, no. 2, p. 4-14, 1986.

Descargas

Publicado

2019-01-01

Métricas


Visualizações do artigo: 51     PDF (English) downloads: 11

Cómo citar

RIBEIRO, Rogério Marques; POWELL, Arthur Belford. Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 16, n.º 21, p. 5–17, 2019. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática